WhatsApp

Depois do Facebook ter anunciado a compra do WhatsApp por US $ 19 bilhões, alguns usuários ficaram a temer o pior para o serviço de mensagens instantâneas. Será que Mark Zuckerberg irá pegar nas melhores características da app ultra popular e utilizá-la no Facebook Messenger ou será que vai deixar o WhatsApp relativamente intocado?

Com o futuro do WhatsApp recheado de anúncios, é hora de mudar de ares!

Se a fama do Facebook de utilizar publicidade em quase todos os seus serviços é suficiente para convencê-lo a deixar de lado o serviço de mensagens instantâneas, aqui estão 5 alternativas muito boas para substituir o WhatsApp.

 

Viber

Viber

  • Disponível para: Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry 10, Windows e Mac.

O Viber foi recentemente comprado por US$ 900 milhões pela empresa japonesa Rakuten, que também é proprietária da Kobo e da Wuaki.TV. O serviço oferece chamadas gratuitas, mensagens instantâneas e partilha de imagens em todas as plataformas. O Viber tem ainda a possibilidade de fazer e receber ligações internacionais gratuitas, desde que a outra pessoa tenha a app instalada.

Viber

Você pode usar o seu número de telefone para comunicar com os outros usuários do Viber, sendo que deste modo, não há a necessidade de criar um perfil separado só para o serviço. Dentro do próprio Viber, há ainda o ViberOut, que é um serviço baseado em crédito adicional que lhe permite fazer chamadas para qualquer telefone, seja fixo ou não, sem a app.

 

Skype

Skype

  • Disponível para: Android, iOS, Windows Phone, Windows e Mac.

O rei das chamadas de vídeo, o Skype, tem também um serviço de mensagens instantâneas e é suportado pela maioria dos dispositivos móveis. A app tem uma maior integração com os sistemas Windows, mas também pode ser instalado noutros SO’s.

Skype

O serviço de mensagens instantâneas atualmente não funciona em TVs, no entanto, na Xbox One, você pode usar a app móvel SmartGlass para escrever e receber mensagens. Ao contrário do WhatsApp e do Viber, o Skype não utiliza o seu número de telefone como o seu identificador, por isso, é necessário criar uma conta no Skype para tirar o máximo proveito do serviço.

 

Line

Line

  • Disponível para: Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry 10, Windows e FireFox OS.

O Line é um dos serviços de mensagens instantâneas mais utilizados na Ásia e adicionou recentemente o suporte a chamadas de vídeo. A app tem também suporte para conversas em grupo e é possível adicionar usuários do Line à nossa lista de contactos, simplesmente agitando os dispositivos em conjunto.

Line

Para tornar as conversas mais divertidas, existem emoticons e adesivos para inserir nas mensagens. Quando você se cansar de escrever e receber mensagens, poderá jogar no LINE GAME, um jogo semelhante ao Bejeweled.

 

Hangouts

Hangouts

  • Disponível para: Android, iOS, Windows Phone e Windows.

O próprio serviço de mensagens instantâneas da Google continua a melhorar e tem agora a integração de SMS, GIF’s animados e partilha de localização. Além disso, oferece também chamadas de vídeo, partilha de fotos, emoticons e conversas em grupo por voz ou vídeo.

Hangouts

Ao contrário do WhatsApp e também do Viber, é necessário ter uma conta no Google para utilizar o serviço, pois tal como o Skype, o Hangouts não utiliza o seu número de telefone, mas sim um perfil de utilizador. Isto permite unificar conversas através de dispositivos iOS, Android e PC’s com facilidade, tornando-se um pouco mais fácil de utilizar.

 

WeChat

WeChat

  • Disponível para: Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry 10 e Symbian.

O WeChat é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares na China e é tão fácil de usar quanto o WhatsApp, sendo que funciona basicamente da mesma maneira. O WeChat usa o número de telefone do utilizador como identificador do mesmo dentro do serviço.

WeChat

Também é possível utilizar uma conta do Facebook para que os nossos amigos nos encontrem mais rapidamente. O WeChat permite enviar e receber texto, imagens, contatos, locais e vídeos.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!