Problemas no computador

Manter a boa forma do seu PC é importantíssimo para evitar problemas.

Vamos ser sinceros: ninguém gosta de formatar o computador várias vezes por ano (a não ser que esteja a fazer algum curso de manutenção de PCs e esteja a aprender). As formatações são acompanhadas de fortes dores de cabeça para os utilizadores, porque, depois da formatação, nada está no seu lugar e será necessário telefonar ao técnico para descobrir “onde está o tal arquivo?” ou “você instalou tal programa?”.

Para envitar que isto aconteça, sugerimos-lhe um pequeno calendário de manutenções periódicas que você mesmo pode realizar. Confira:

 

Limpeza de arquivos temporários (1 vez por semana)

Os arquivos temporários são pequenos arquivos que o sistema operacional e outros programas usam quando são instalados, mas os mesmos são usados apenas uma vez. Geralmente, os programas apagam-nos, mas nem sempre isso acontece. Estes arquivos podem deixar o seu computador lento e ainda consumir espaço no disco rígido.

A limpeza do disco não significa que os seus dados pessoais serão apagados, mas sim, que apenas os dados inúteis do sistema e dos programas serão eliminados.

Para realizar a limpeza do disco, sugerimos que utilize o CCleaner. O programa é muito poderoso e limpa até mesmo os arquivos mais difíceis de encontrar.

CCleaner

O CCleaner é um programa de limpeza mundialmente conhecido.

 

Desfragmentação de disco (1 vez por mês)

O sistema operacional grava os arquivos em setores (que são pequenos pedaços do disco rígido), o problema é que, às vezes, os arquivos são gravados e apagados, e aí acontece que alguns pedaços entre um arquivo e outro ficam sem serem preenchidos, o que deixa o computador lento. A solução? Desfragmentação! A desfragmentação “reorganiza” os arquivos, deixando todos os “pedaços” juntos e, consequentemente, aumenta a velocidade do seu computador. Vale ressaltar que isto não muda os seus arquivos de lugar.

Para desfragmentar o disco, sugerimos que utilize o poderoso Auslogics Disk Defrag. Para o usar, basta instalá-lo através do seu site oficial. Quando ligar o programa, selecione as unidades do disco que deseja desfragmentar e clique em “Desfragmentar”, simples!

O AusLogics Disk Defrag

O Auslogics Disk Defrag é um dos melhores programas do género.

 

Verificação completa em busca de vírus (1 vez por mês)

“Pode acontecer que o meu computador esteja com vírus e eu não saiba?” Sim, isso é possível. Alguns vírus esperam que o utilizador abra os arquivos onde eles estão instalados para entrarem em ação. Então, faça uma verificação profunda ao seu computador, em busca destes vírus, pelo menos uma vez por mês.

Esta opção varia de antivírus para antivírus, mas, geralmente, basta ligar o programa e clicar em “Verificação profunda” ou “Verificação completa do sistema”.

 

Atualizações de programas (1 vez a cada 3 meses)

Se custuma receber notificações dos programas para atualizar e clica em “Atualizar”, então não se precisa de preocupar com isto. Mas, se você não o faz, saiba que pode estar a perder recursos novos, melhorias no desempenho dos programas ou outras coisas que podem melhorar a performance, até mesmo do sistema inteiro. Portanto, é sempre bom verificar se as versões dos programas que está a utilizar são as mais recentes. Se os programas não estiverem atualizados deve-os atualizar o mais depressa possível.

Atualizar programas

A atualização dos programas é um dos pontos essenciais para manter o seu PC em forma!

 

Levar o PC a um técnico (1 vez por ano)

Sim, você leu bem. Muitos problemas poderiam ser evitados se as pessoas fizessem manutenções periódicas aos seus computadores, pelo menos, uma vez por ano. Se isto acontecesse, formatações, trocas de peças / componentes e dores de cabeça, tudo isto, poderia ser evitado.

Por isso, sugerimos que tenha um técnico de confiança, para que ele possa fazer um check-up geral à saúde do seu PC (verificar o disco rígido, a velocidade dos coolers, o estado da memória RAM, os conectores internos, entre outros). Se tiver um bom técnico, o mesmo pode ainda, sugerir o upgrade de alguns componentes a fim de atualizar e melhorar o desempenho da sua máquina, para que esta possa rodar os programas mais recentes sem problemas.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!