Programas para o Windows 7

O Windows 8.1 está no mercado desde outubro de 2013, mas ainda não se impôs, seja pelas críticas negativas que rondam o atual sistema operacional da Microsoft ou pela confiança que a sétima versão estável do Windows nos traz. O ponto é: o Windows 7 é o sistema operacional mais utilizado no mundo atualmente e é natural que haja um grande número de programas para uma única finalidade, ou seja, escolher apenas um deles acaba sendo uma tarefa que leva bastante tempo.

A fim de ajudar os leitores do Tecnologia e Gadgets a escolheram quais as melhores opções para as tarefas do dia-a-dia, listamos aqui os 5 programas essenciais para uma máquina com o Windows 7.

Confira cinco programas para tornar a experiência de uso do Windows 7 ainda melhor.

 

CCleaner

CCleaner

Manter o computador limpo e sem arquivos inúteis no sistema é algo primordial, seja para aumentar a quantidade de armazenamento disponível ou para deixar a máquina ligeiramente mais rápida. O primeiro programa que vem à cabeça quando se fala em limpeza do sistema operacional é, sem dúvidas, o CCleaner.

Rápido, simples e eficaz, o programa vasculha e remove arquivos inúteis que se acumulam ao longo do tempo (tais como logs de erro, cache, histórico do navegador e muito mais). O CCleaner também possui outras ferramentas para otimizar o PC, sendo estas, o limpador do registro, desinstalador, restaurador de sistema e localizador de arquivos. Sem dúvidas, o melhor otimizador para computadores atualmente.

CCleaner: Site oficial

 

7-Zip

7-Zip

Provavelmente já ouviu falar do segundo programa da lista, que é também o segundo descompactador de preferência mundial, atrás apenas do Winrar. Aliás, o 7-Zip é bastante semelhante com o software da RarLab, mas possui um menu de contexto muito mais encorpado e com um poder de compressão ainda melhor. No entanto, o mais importante é que, ao contrário do seu concorrente, o 7-Zip é totalmente gratuito. Assim, vale a pena apostar no 7-Zip, um descompactador completo e extremamente funcional.

7-Zip: Site oficial

 

Defraggler

Defraggler

O Windows 7 já faz uma desfragmentação do disco rígido silenciosamente enquanto o computador está a ser utilizado, no entanto, é recomendável uma desfragmentação completa de ano a ano ou até mesmo depois de se mover uma grande quantidade de arquivos. O programa mais recomendável para fazer a desfragmentação do HD é o Defraggler (dos mesmos criadores do CCleaner).

O Defraggler oferece duas opções de desfragmentação, a completa, que irá reorganizar todo o seu HD (mais demorada), e a rápida, que irá alterar apenas os arquivos mais utilizados. O software também conta com a desfragmentação durante a inicialização do sistema (que desfragmenta o disco antes de todo o sistema operacional ser carregado) e a desfragmentação agendada, em que o usuário pode configurar de quanto em quanto tempo pretende que o software organize o HD (vale ressaltar que a desfragmentação contínua do disco rígido pode diminuir o seu tempo de vida, ou seja, o ideal é realizar o procedimento periodicamente).

Defraggler: Site oficial

 

Recuva

Recuva

Caso você tenha apagado um arquivo acidentalmente, o Recuva é a ferramenta mais importante para se ter em uma máquina, já que o programa pode ajudá-lo a recuperá-lo. Para a recuperação de dados, o software trabalha com a tabela de alocação do dispositivo de armazenamento. Assim, caso o arquivo tenha sido excluído e o Recuva comece a procurar pelo mesmo instantes depois, as chances de recuperação são bastante elevadas. Mas, caso queira procurar um arquivo que foi apagado há mais de uma semana, pode ser que o espaço anteriormente ocupado pelo mesmo já tenha sido sobrescrito e, caso isso tenha acontecido, a sua recuperação será muito mais complicada.

Recuva: Site oficial

 

VLC Media Player

VLC Media Player

O VLC é um dos melhores players do mercado atualmente. Por ser um software de código aberto, o programa tem tido a ajuda de muitos desenvolvedores que procuram aperfeiçoar cada vez mais o VLC, que é conhecido por tocar absolutamente tudo. Claro que ninguém está a menosprezar o Media Player Classic, que aliás, também é um ótimo player, no entanto, o VLC oferece alguns recursos adicionais, como aumentar o volume de um vídeo até 200% (excelente para casos em que o arquivo é silencioso) e a possibilidade de, facilmente, ajustar a velocidade de reprodução do conteúdo.

VLC Media Player: Site oficial

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!