iOS 8

Quando a Apple anunciou e lançou o iOS 7 em junho do ano passado com o iPhone 5S, a empresa inaugurou a maior mudança visual a que o seu sistema operacional já esteve sujeito desde a sua criação. Desenhado por Jony Ive, o iOS 7 apresentou um design totalmente em 2D com cores brilhantes, ícones totalmente redesenhados e a nova central de controlo.

iOS 8 pode ser apresentado juntamente com o iPhone 6, no fim do ano!

Também foram introduzidos outros novos recursos, como o iTunes Radio e o AirDrop . Mais recentemente, durante a edição deste ano da Geneva Motor Show a Apple introduziu o CarPlay, uma espécie de  iOS 7 adaptado para carros.

CarPlay Ferrari

Mesmo com esta atualização recente, são já muitos os rumores que estão a começar a circular sobre que novidades é que a Apple poderá trazer para o seu próximo sistema operacional, o iOS 8. Segundo muitas vozes, o novo SO da empresa deverá ser revelado ao mundo nos próximos meses, mas há também, uma grande probabilidade disto acontecer no final deste ano, em conjunto com o iPhone 6.

Apple iOS 8: Design

Dada a reformulação visual que a Apple introduziu no iOS 7, é pouco provável que uma mudança tão grande seja vista novamente. O iOS 7 foi redesenhado com o objetivo de ser lançado com o iPhone 5c. Devido a isto, estamos bastante confiantes de que, em termos da interface do utilizador, muito pouco vai mudar.

Mas mesmo assim, isso não impediu que os designers trabalhassem em conceitos do futuro iOS 8. O design abaixo é o trabalho de Vilim Pluzaric postado no site 3g.co.uk. Neste conceito, o design continua plano como o do iOS 7, mas o mesmo já não se pode dizer em relação ao layout dos ícones das apps.

iOS 8 Concept

O que também podemos adquirir como quase certo é o facto de que a Apple não deverá abraçar os “widgets” que ficaram tão populares no Android.

Apple iOS 8: Apps e Healthbook

Uma das maiores tendências nas tecnologias móveis nos últimos tempos também deverá estar presente no iOS 8, a integração de recursos relacionados com a saúde e fitness.

Os fabricantes estão a utilizar sensores em smartphones, com o objetivo  de nos darem indicadores sobre todos os tipos de problemas relacionados com a saúde. Por exemplo, a Samsung incluiu um monitor de frequência cardíaca no seu novo topo de gama, o Galaxy S5.

Vários rumores têm sugerido uma nova app, que a Apple está supostamente a desenvolver para introduzir no iOS 8, chamada Healthbook. A app deverá recolher e organizar várias informações sobre a sua saúde obtidas através do novo co-processador M7 dentro do iPhone 5S que, possivelmente, também deverá estar inserido no iPhone 6 e no provável gadget vestível da empresa, o iWatch.

iOS 8 Healthbook

A nova interface da app de saúde e fitness deverá ser em forma de pilha de cartões, sendo que cada cartão representará uma aptidão ou dados de um ponto específico da saúde. O ícone do Healthbook será, provavelmente, semelhante ao do Passbook , mas adornado com gráficos a representar os sinais vitais.

Apple iOS 8: Siri

O assistente pessoal inteligente da Apple deverá ser muito mais inteligente no iOS 8, uma vez que a empresa de Cupertino está a planear abrir o projeto para mais desenvolvedores de terceiros.

Atualmente, todas as solicitações do Siri são encaminhadas por meio de servidores próprios da Apple, sendo que poucas empresas de terceiros prestam serviços de acesso aos servidores do Siri.

Outras mudanças prováveis no Siri, incluem a exibição de dados, em alguns casos, de forma mais restrita, como por exemplo, se o usuário necessitar de ter privacidade ao utilizar o smartphone em locais públicos. Desta forma, o objetivo principal da Apple parece ser o de tornar o Siri menos enigmático e mais útil.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!