Bluetooth 4.2 “O céu é o limite”

O que, para muitas pessoas, é apenas uma mera ferramenta de conexão de fones sem fios, o Bluetooth é um dos meios mais fáceis para a transferência de arquivos entre smartphones ou, até mesmo, entre PCs.

Num mundo onde os cabos estão cada vez mais extintos do cotidiano, o Bluetooth é a melhor opção para conectar e trocar informações entre dispositivos, sem ser necessária uma rede WiFi local ou um computador para fazer a conexão entre os dois gadgets.

Seguindo a evolução da tecnologia, o Bluetooth 4.2 pretende ser um dos melhores protocolos de transferência de arquivos da atualidade!

O que já parecia algo simples e útil no dia-a-dia, aproximou-se, ainda mais, da perfeição tecnológica. O Bluetooth 4.2, anunciado recentemente pelo site Bluetooth SIG, reformula todo o conceito já conhecido do protocolo e abre as portas para um “novo mundo” – pelo menos para o Bluetooth – o mundo da internet.

Com o objetivo de fortalecer o conceito de “Internet das Coisas”, a nova versão do Bluetooth procura tornar mais prática a interação entre todos os aparelhos domésticos da casa, desde o alarme até ao frigorífico. Com a renovação desta tecnologia tão utilizada, poderíamos sonhar num futuro, nem tão distante assim, onde as casas poderiam, simplesmente, ser controladas remotamente pelos seus donos.

Bluetooth 4.2 internet

Com o suporte ao acesso à internet, a segurança dos dispositivos que vão utilizar o novo protocolo não foi deixada de lado. O Bluetooth 4.2 vem acompanhado de um reforçado sistema de segurança. Uma das novas medidas é o controlo absoluto de que gadgets se podem conectar ao aparelho. Além disso, todos os arquivos e informações que “viajarem” através da nova tecnologia serão encriptados.

Além do suporte à internet e das melhorias relativamente à segurança, o Bluetooth 4.2 também reserva uma boa surpresa aos usuários mais apressados. Segundo os desenvolvedores do Bluetooth, a nova tecnologia é até 2,5 vezes mais rápida que a versão atual. Devido a uma reformulação de todo o protocolo, o Bluetooth 4.2 permitirá a transferência de pacotes 10 vezes maior do que acontece atualmente.

Bluetooth 4.2

Entre conexão à internet, melhorias na velocidade de transferência de arquivos e uma proteção adicional que visa a segurança do utilizador, a nova versão do Bluetooth promete ainda um baixo consumo de energia, algo que não é, normalmente, associado ao nome do protocolo.

Mais do que todas as melhorias, o Bluetooth quer, em primeiro lugar, retomar o lugar onde esteve durante anos, como uma das ferramentas de transferência de dados mais conhecidas do mundo. Talvez, com todos os novos recursos e funcionalidades, a tão conhecida tecnologia volte a ser mais utilizada mundialmente ou, no mínimo, mantenha-se uma plataforma que acompanhe os passos da tecnologia, atualizando-se e reinventando-se.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!