carros do futuro

O carro já não é apenas um meio eficiente de viajar, uma vez que, há algum tempo, as novas tecnologias, que anteriormente se concentravam exclusivamente no desenvolvimento da computação, chegaram aos painéis, volantes, carroceria e, até, à parte hidráulica dos mais diversos veículos.

A tecnologia deixou de ser um privilégio apenas da computação e chegou de vez ao ramo das quatro rodas

Assim como acontece com o mercado de gadgets e aparelhos eletrónicos, para se usufruir de uma tecnologia de ponta é preciso pagar um preço, que, por vezes, pode ser bastante elevado. No entanto, esta evolução da tecnologia automóvel e os gadgets de ponta já chegaram aos carros mais populares. É claro que tais inovações não se comparam às de um supercarro europeu, mas servem para ter um gostinho do que esperar do futuro.

 

A tecnologia e o bem-estar

bem-estar nos carros

A Ford, uma das fabricantes mais inovadoras do mercado, implantou, em 2013, na linha de veículos Ford Fusion, o Active Noise Cancellation (ANC). Antes de ser adotada pela empresa, a ideia já tinha sido testada em outras plataformas com sucesso. O sistema utiliza microfones externos em conjunto com altifalantes, distribuídos ao longo do carro, para bloquear as ondas sonoras vindas de fora. Esta tecnologia, produz um isolamento de som praticamente perfeito, dentro do veículo.

Ford Fusion Active Noise Cancellation (ANC)

Como funciona o ANC no Ford Fusion.

Entre outras tecnologias que visam facilitar a vida do condutor temos, por exemplo, o sistema que permite abrir e ligar o carro sem as chaves. Os carros com esta tecnologia possuem um transmissor de rádio nas chaves, que comunica com o carro e permite abrir as portas e fazer a ignição do veículo sem o uso das mesmas. O ponto negativo desta tecnologia é, justamente, a segurança, uma vez que o automóvel pode ficar vulnerável sem uma validação mecânica para ligar o motor.

 

A tecnologia visando a performance do automóvel

performance do automóvel

Em 2011, uma pesquisa estimou uma perda de 7,2 mil milhões de litros de combustível apenas por carros parados no trânsito. Para diminuir este desperdício de combustível, existe o sistema “Start-Stop”, que se trata de uma tecnologia que corta a atividade do motor quando o automóvel está parado durante algum tempo e volta a ligá-lo quando o pedal do freio / travão é aliviado. A longo prazo, a economia de combustível conseguida através deste sistema é bastante significante.

O Coasting é uma antiga ideia que foi remodelada pelo grupo Volkswagen e implantada em alguns dos veículos da empresa alemã. Este tecnologia trata-se de desengatar a transmissão, em casos de declives suaves ou quando o pedal do acelerador não está a ser utilizado, de forma a deixar as rodas do carro livres. Isto permite que o automóvel continue o seu movimento através do embalo que trazia, sem que motor precise de trabalhar. Tudo isto é possível graças à transmissão DSG, que controla, eletronicamente, a embreagem do carro.

 

Os melhores e mais rápidos carros do mundo em 2014 [vídeo]

Claro que ler apenas sobre o universo tecnológico presente nos carros não é suficiente e, a pensar nisso, o Tecnologia e Gadgets acaba de criar o canal oficial no YouTube. No novo canal, irão ser publicados vídeos sobre tecnologia e afins. Para a estreia do canal, lançámos um vídeo sobre os melhores e mais rápidos carros do mundo em 2014. Pode ver o vídeo embaixo ou ao clicar aqui.

Diga-nos o que achou deste primeiro vídeo e dê-nos sugestões para os próximos.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!