Como se proteger dos perigos do bug do Android

Estima-se que mais de mil milhões de dispositivos ativos utilizem o Android como sistema operacional ao redor do globo. Como se sabe, a falta de cuidados pode levar a problemas de segurança, mas o que surpreendeu todo o mundo foi quando especialistas da empresa Zimperium revelaram um bug que afeta 95% de todos os aparelhos com o SO da Google. Conheça os perigos do bug do Android e como se proteger deles.

O bug

Especialistas descobriram que o bug do Android é diferente dos outros tipos de vulnerabilidades, uma vez que não depende de uma ação direta do usuário. Explica-se: devido ao bug, conhecido como Stagefright, malwares podem ser instalados no aparelho pelo simples envio de um MMS.

Desta forma, tudo o que um hacker precisa é conhecer o número do aparelho para enviar o código malicioso, já que não é necessário que o usuário abra a mensagem. A infeção, inclusive, acontece antes mesmo de o utilizador ser notificado da mensagem.

Embora este não seja o primeiro erro ou falha conhecido no Android, que já experienciou erros no site da Google Play, este bug é considerado o pior da história do sistema operativo.

Perigos do bug do Android

Os perigos do bug do Android

Com este malware, os aparelhos ficam totalmente vulneráveis e, por isso, correm perigos de segurança e privacidade. Conheça os principais perigos do bug do Android.

  • Comprometimento da privacidade

Com este bug, é possível que um hacker passe a controlar apps nativas, como a câmera ou o microfone. Isso, por si só, leva a um comprometimento da privacidade, pois o usuário passa a estar exposto à possibilidade de espionagem.

  • Roubo de informações

Este bug também permite que os códigos maliciosos roubem informações do smartphone, afetando, diretamente, a segurança do usuário.

  • Desconhecimento do problema

O pior problema, no entanto, é que um utilizador pode ser afetado por este bug e nem sequer ficar a saber, já que o mesmo pode agir de maneira bastante silenciosa.

 

Como evitar os perigos do bug do Android

Para que você possa baixar e desfrutar das apps do Android tranquilamente e ter uma experiência segura, saiba como evitar os perigos do bug do Android.

  • Descubra se o seu aparelho está comprometido

O primeiro passo é descobrir se o seu aparelho está comprometido, sendo que, para isso, você pode usar um programa desenvolvido pela mesma empresa que descobriu a falha.

Clique aqui para baixar a app, mas tenha em mente que isto não resolverá o problema por conta própria.

  • Desative a recuperação de MMS

Em seguida, você deve fechar a porta de entrada desse bug e, como ensinado pelo site NPR, vá em Hangouts > Configurações > SMS. Depois, desative a opção “Recuperar MMS automaticamente”.

  • Baixe as atualizações de segurança

Tendo sido notificada do bug, a Google iniciou, imediatamente, a pesquisa e os trabalhos para a correção do problema e, devido a isso, começou também a disponibilizar atualizações de segurança. Estas atualizações estão previstas para começarem a ser disponibilizadas em agosto – por isso, fique atento.

 

Assim, sabendo como evitar os perigos do bug do Android, você manterá o seu aparelho e as suas informações muito mais seguras, bastando, para isso, seguir algumas recomendações simples.