Firefox OS

O simulador cai bem para quem quer testar o Sistema Operacional da Mozilla

Antes de utilizar o simulador aprenda como o instalar

Agora é possível testar o mais recente sistema operacional para smartphones do mercado, diretamente no seu computador, por meio de um add-on do Mozilla, sendo possível emular o sistema dentro do navegador.

Você pode fazer o download do add-on diretamente na loja de add-ons da Mozilla, clicando aqui. O extra tem cerca de 50 MB e deve ser instalado automaticamente pelo navegador, como na maioria dos complementos.

 

Firefox OS

Atalho para ligar o simulador

Com o complemento instalado, você pode simular o Firefox OS ativando a app através da secção “Desenvolvedor Web”, dentro da aba do menu principal do Firefox. De seguida, clique em “Firefox OS Simulator” e ligue o simulador arrastando o botão de “Stopped” para “Running”.

Depois de realizada a última etapa acima descrita, uma nova janela do navegador irá aparecer no ecrã, iniciando a simulação do Firefox OS. O display inicial tem uma configuração visual limpa e bonita, mostrando o papel de parede, relógio, data e alguns atalhos para as funções básicas de um smartphone.

Com vocês, o Firefox OS

Firefox OS

Display inicial do sistema e marcador telefónico

O ecrã principal do SO mostra a data, o horário, e uma barra de acesso a algumas ferramentas, como mensagens, agenda telefônica, marcador telefónico e browser. Deslizando pelas abas laterais, você encontra a lista de apps do aparelho, esta lista vai de apps nativas como a câmera e o calendário, até aplicações que podem ser baixados diretamente da Marketplace da Mozilla. Contudo, a câmera e o marcador telefónico não podem ser utilizadas no simulador, estão apenas presentes para reproduzir a interface do SO.

Firefox OS

Browser nativo do simulador

O Firefox OS Simulator serve para conhecermos o sistema destinado a aparelhos portáteis e ter uma ideia do que a Mozilla está a preparar para esses dispositivos. Alguns bugs e erros de sistema ainda podem aparecer neste simulador e não se deve levar o complemento como uma versão final do produto.

Firefox OS

Obrigado por terem lido, fiquem connosco para saberem sempre as últimas sobre tecnologia e até a próxima!