Google Now iOS iPhone iPad

O Google Now é um assistente pessoal virtual, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, que procura facilitar a rotina diária dos utilizadores, através de comandos de voz para diferentes funções do smartphone. O Now integra o Google Pesquisa, de forma a responder a perguntas, fazer recomendações e realizar tarefas, trabalhando com vários serviços na web.

Através do comando “Ok Google”, você pode criar e executar diversos comandos de voz, como realizar pesquisas no Google, verificar rotas no Google Maps, criar lembretes ou anotações, encontrar números de telefone e endereços, entre outras coisas. Mas para isso, será necessário ativar este recurso no seu dispositivo móvel.

Como ativar os comandos de voz do Google Now

Em 1º lugar, abra a app Google no seu smartphone. Clique em Configurações > Voz > Detecção de “Ok Google”. Aí pode definir quando é que o seu aparelho Android (tablet ou smartphone) vai ouvir você dizer “Ok Google”. Faça um teste, dizendo “Ok Google” para o seu aparelho Android ou clicando no ícone de microfone. Se tudo estiver a funcionar corretamente, já pode utilizar os comandos de voz do Google Now. Veja abaixo alguns deles.

Google Now comandos de voz

Abrir programas e apps

Para iniciar um programa ou app, clique no ícone do microfone (ou utilize o comando de voz “Ok Google”) e diga “abrir app/programa X”, seguido do nome da app desejada. Se, por exemplo, você disser “abrir Instagram”, a app irá abrir.

Verificar horários de filmes no cinema

Este comando faz muito sucesso entre os utilizadores. Se quiser saber quais os filmes que estão disponíveis no cinema da sua cidade, utilize o comando “horários de cinema no/em” seguido do nome da cidade ou do próprio cinema. Exemplo: “horários de cinema em São Paulo”. Pode ainda procurar os horários de um filme específico.

Abrir sites

Caso você queira abrir um site da sua preferência, basta dizer “ir para” seguido do endereço da página web, por exemplo: “ir para Google” e abrirá o site de pesquisa do Google, e assim por diante.

Abrir determinado endereço no mapa

Utiliza o comando “mapa de”, seguido do nome do local, rua ou bairro. Seguidamente, o Google Now exibirá o mapa correspondente ao endereço desejado. Exemplo: “mapa de Parque nas Nações – Lisboa”.

Navegar até um endereço

Se quiser navegar por GPS até um determinado destino, basta enunciar o comando “navegar até”, seguido do endereço pretendido. Exemplo: “navegar até Avenida Infante D. Henrique”. A rota de navegação será exibida como um cartão do Google Now. Basta tocar no mesmo para ser redirecionado para o Google Maps.

Google Now meteorologia

Definir um alarme

Você pode definir um alarme para determinado horário, utilizando o comando “definir alarme para”, seguido do horário e da data do alarme. Exemplo: “definir alarme para as 15 horas e 45 minutos de sexta-feira”.

Criar lembretes

Diga os comandos “lembrete” ou “lembrar-me de” seguido do conteúdo do qual pretende ser recordado e o sistema irá criar uma entrada para o seu lembrete. Por exemplo, “lembre-me de tomar os remédios”. Em seguida, será exibido um cartão em que você poderá definir o horário e a data do lembrete. Quando essa data chegar, você receberá uma notificação do Google Now.

Criar eventos na agenda

Ao dizer “Criar um evento na agenda” pelo Google Now, seguido da descrição do evento e data/hora, você irá otimizar os seus compromissos. Por exemplo, “criar um evento na agenda: palestra às 15 horas de amanhã”. Em seguida, toque no cartão do evento e a agenda será aberta. Este comando ainda apresenta algumas falhas se a descrição do evento for muito complexa. Desta forma, faça sempre um teste antes de utilizar o recurso de forma mais regular.

Google Now cards

Criar anotações

Você pode utilizar o Google Now integrado com o recurso de anotações Google Keep ou mesmo com o Gmail. Enuncie o comando “anotação” seguido do texto desejado. Exemplo: “anotação: lista de compras”. Em seguida, na janela exibida, defina se essa anotação será inserida no Keep ou no Gmail.

Realizar chamadas telefónicas

Basta usar o comando “ligar para”, seguido do nome do contacto desejado (é necessário, obviamente, que o contacto esteja presente no seu gadget). Desta forma, o Google Now realizará uma chamada telefónica para o contacto pretendido. Exemplo: “ligar para João”.

Saiba mais sobre o Google Now neste link.

Conheça ainda o Projeto Tango da Google em 3D neste artigo ou veja também por que o UC Browser mira o Google Chrome.