Comparar placas de vídeo AMD e NVIDIA Qual comprar

Está a pensar em montar ou comprar um computador com uma excelente placa de vídeo? Sabia que, dependendo da combinação que fizer entre a placa de vídeo e a configuração dos restantes componentes da sua máquina, o desempenho do seu aparelho poderá ficar seriamente comprometido? Confira neste artigo se deve optar por uma placa de vídeo da NVIDIA ou por uma da AMD, dependendo do restante da sua máquina e da utilização que lhe pretende dar.

Para as pessoas que precisam de máquinas poderosas, tanto para trabalhar com programas gráficos (AutoCAD, SketchUp, CorelDRAW, SolidWorks, CATIA, entre outros softwares que necessitam de especificações mais elaboradas para funcionarem corretamente), como apenas para lazer, através dos mais variados jogos de computador, é necessário possuir uma supermáquina com uma placa de vídeo com grande qualidade e potencial, que permita realizar os trabalhos ou se divertir sem qualquer problema e com toda a fluidez possível.

É aí que surge a dúvida na hora de montar ou de comprar um PC já pronto. Devo utilizar uma placa de vídeo da NVIDIA ou da AMD?

Para o ajudar nesta missão de comparar placas de vídeo AMD e NVIDIA, selecionámos alguns aspetos importantes para que saiba qual destas duas opções é a ideal para você e também para o desempenho que pretende da sua máquina. Descubra já!

Comparar placas de vídeo AMD e NVIDIA: Qual escolher?

Aposte em investir numa máquina com uma placa de vídeo do tipo offboard com, no mínimo, 1 GB de memória, ou seja, que possua uma placa de vídeo dedicada. Evite ao máximo os aparelhos em que a placa gráfica é partilhada com a motherboard.

Comparar placas de vídeo AMD e NVIDIA Qual comprar GTX 970

As placas que cumprem estes requisitos possuem um melhor desempenho na hora de executar os seus jogos ou quaisquer outros programas, independentemente da exigência dos mesmos.

Outro detalhe importante a ter em consideração, é saber combinar as configurações dos restantes componentes do seu PC. Por exemplo, se investiu num processador Intel, deve apostar nas placas de vídeo NVIDIA GeForce. Se por outro lado, optou por um AMD, as placas ATI Radeon terão um desempenho excelente e mais otimizado.

Mas e o aquecimento e o consumo de energia destas placas de vídeo?

Esta é uma preocupação bastante presente quando se está a comparar placas de vídeo AMD e NVIDIA em busca do componente ideal para o seu computador. É importante ter um sistema rápido, sem bloqueios, mas também é fundamental que não sobreaqueça, pois isso pode levar ao derretimento dos componentes da placa e dos seus arredores.

Também é necessário ter em conta que quanto maior for a temperatura da placa de vídeo, maior será o consumo de energia do seu PC. Por esta razão, é necessário analisar cuidadosamente a configuração de todos os componentes, para que o computador possua uma grande eficiência e desempenho, sem grandes aquecimentos e com um baixo consumo de energia.

Comparar placas de vídeo AMD e NVIDIA Componentes de um PC

Ao se comparar placas de vídeo AMD e NVIDIA, verifica-se que a maior parte dos componentes de ambas as fabricantes possuem um ótimo desempenho, rendimento energético e uma boa capacidade de dissipar calor em excesso.

No entanto, deve-se ter conhecimento de que alguns modelos das duas empresas acabam por pecar um pouco nestes dois últimos aspetos (consumo energético e refrigeração). É aqui que entra, uma vez mais, a necessidade de uma ótima combinação entre todos os componentes que constituem o seu gadget, especialmente no que diz respeito à fonte de alimentação e ao sistema de refrigeração.