Conheça as principais novidades do Android O 8.0

As atualizações numéricas do Android sempre causam um grande alvoroço por várias razões, seja pelos aparelhos que irão receber a nova versão, sobre as novas funcionalidades e até sobre qual o doce que irá ser escolhido para representar a nova “geração” do software.

Há não muito tempo os smartphones Android receberam a atualização 7.0 Nougat. Aliás, alguns smartphones ainda estão a receber essa última versão, para se tornarem aparelhos mais eficientes e completos. Porém, o 8.0 foi recentemente anunciado e já está a caminho. São três as principais novidades especuladas pelas notícias que andam a circular pela internet. Vamos conhecê-las.

 

Gestos no Display

Imagine-se fazendo um desenho de uma letra no display do seu smartphone, ação fácil, certo? Agora, imagine se ao fazer isso você abre uma app de forma rápida e eficiente? Essa é a função da ferramenta de gestos no display. Com ela, o utilizador pode, por exemplo, desenhar um “C” e abrir a câmera. Algumas apps já disponibilizam essa funcionalidade aos smartphones, porém com a vinda do Android 8.0 esta função será nativa do sistema operacional.

Endereços Hiperlink

Um amigo seu mudou de apartamento e convidou-o para uma visita, mandando o endereço por SMS ou via WhatsApp, mas você não conhece a região. A primeira ação seria a de copiar todo o endereço e pesquisar no Google Maps, certo? Com esta nova funcionalidade, o Android 8.0 irá permitir que o endereço seja reconhecido e torne-se um hiperlink na app em que o utilizador o recebeu. Desta forma basta clicar no endereço e o Google Maps abrirá automaticamente, indicando diretamente o local desejado.

 

Copy Less

Esta ferramenta tem a capacidade de reconhecer informações importantes em apps de mensagens e de email. Por exemplo: você está em uma conversa com um amigo e ele indica uma música. Em seguida, você abre o Spotify ou qualquer outra app do género para ouvir a música. Quando for digitar, o teclado vai oferecer a opção da música indicada pelo seu amigo. O objetivo é reduzir o tempo que o utilizador demora a gravar ou copiar o texto enviado para colar em outro lugar.

 

Novo doce?

Sim, o doce é relevante para muitas pessoas que utilizam o Android. A suspeita é que a nova versão 8.0 seja representada pelas bolachas Oreo.