Windows 10 Microsoft

Após uma espera angustiante pelo sucessor do “fracassado” Windows 8, a Microsoft, finalmente, apresentou ao mundo o Windows 10, contrariando toda a imprensa e todos os rumores que, nos últimos meses, vinham a especular sobre um possível Windows 9, dando, desse modo, sequência à linha cronológica do sistema operacional.

Confira todos os detalhes do (segundo a Microsoft) melhor Windows já feito!

Além de inúmeras screenshots da nova versão do sistema operativo mais usado em todo o mundo, a Microsoft aproveitou o evento de lançamento para detalhar todas as novidades que virão em conjunto com o novo SO, entre elas, a atualização do Windows Phone, o DirectX 12, e muitos outros produtos da empresa.

 

Várias plataformas, um SO

Windows 10 para várias plataformas

Segundo palavras da própria Microsoft, o Windows 10 irá oferecer ao usuário o melhor de dois mundos, a interface familiar do Windows 7 juntamente com a modernidade do Windows 8, além de levar a portabilidade a outro patamar. Computadores, smartphones, Xbox One, todos os produtos da Microsoft irão partilhar o mesmo sistema operacional.

Esta é, sem dúvida, a maior novidade do SO e um dos rumores mais antigos acerca do sucessor do Windows 8. O objetivo principal desta portabilidade é oferecer uma interface semelhante entre as várias plataformas, além de permitir que futuros programas possam ser utilizados em diferentes aparelhos sem haver problemas. O primeiro passo para esta integração entre as apps já foi apresentado ao público, sendo que a unificação das lojas da Microsoft permitirá que diversas plataformas disfrutem de uma só Windows Store.

 

O regresso do menu Iniciar

Windows 10 menu Iniciar

Não é difícil perceber que o Windows é um sistema operacional usado, maioritariamente, em computadores comuns, mas a tentativa falhada da Microsoft em incentivar o mercado de tablets e de outros aparelhos sensíveis ao toque com um SO focado nos utilizadores de touchscreen, resultou numa elevada taxa de rejeição do Windows 8. Tal erro foi assumido pela Microsoft com o regresso do tão aclamado menu Iniciar ao principal sistema operativo da companhia de Redmond.

O Windows 10 traz de volta um menu Iniciar totalmente remodelado para o visual metro, sendo possível a personalização dos menus e das live tiles, que não abandonaram o SO e estão, agora, presentes numa versão resumida, dentro do menu Iniciar. Outra novidade presente no novo Windows é o sistema de múltiplos desktops. A adesão desta função pela Microsoft foi demorada, uma vez que a ferramenta de múltiplas áreas de trabalho já está presente em outros sistemas operacionais há bastante tempo.

 

As janelas também estão de volta

Windows 10 janelas

Uma das reclamações feitas pelos usuários do Windows 8 foi em relação aos programas da Windows Store que funcionavam, exclusivamente, em fullscreen, um problema que foi parcialmente resolvido no Windows 8.1, com a adição de uma barra oculta para minimizar e fechar as apps. Mas a resolução completa desse problema veio no Windows 10. Agora, é possível utilizar os programas da loja da Microsoft em janelas, tal como todos os outros softwares.

Para complementar as novidades do novo sistema operacional, um novo botão, chamado TaskView, foi incluído na barra de tarefas do Windows 10. O TaskView tem como objetivo oferecer uma rápida visualização dos programas e apps abertos no computador, além de permitir a criação e a navegação entre vários desktops.

Windows 10 TaskView

A Microsoft afirmou que o Windows 10 estará disponível, comercialmente, no segundo semestre de 2015. Seguindo a cronologia tradicional de lançamentos da empresa, o SO será disponibilizado, inicialmente, para notebooks e desktops, e, depois, para servidores.

Para quem quiser participar do programa de testes da Microsoft e ter acesso antecipado ao Windows 10 pode clicar aqui, participar no Windows Insider Program e fazer o download do novo sistema operacional da Microsoft ao mesmo tempo.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!