Windows 8.1

O Windows 8.1 foi lançado no dia 18 de outubro e é a primeira grande atualização do Windows 8. Na tentativa de agradar os usuários, a Microsoft fez muitas mudanças no sistema operacional, inclusive nas opções de personalização. Para quem já utiliza o Windows 8, a atualização pode ser feita gratuitamente através da loja digital da empresa (Windows Store). Para os usuários que ainda não utilizam o Windows 8, o novo sistema está a ser vendido inicialmente por 119 €/ $ 119 / R$ 410.

 

Botão “Iniciar”

Os utilizadores criticaram a falta do botão “Iniciar”. Para responder a essa crítica, a nova versão possui um atalho disfarçado de botão “Iniciar”, que serve, na verdade, para transportar o usuário entre a interface tradicional e a nova, chamada “Início”, que é voltada para dispositivos com display touch. Agora, os usuários têm mais opções para personalizar o sistema, sendo que este pode, por exemplo, ser iniciado diretamente na interface tradicional do Windows.

Windows 8.1 botão Iniciar

 

Sistema de pesquisa

O sistema de pesquisa também sofreu mudanças no design e ganhou mais capacidade de abrangência e eficiência, já que, agora, o sistema pode pesquisar em todas as áreas do PC, como arquivos locais e até mesmo nas contas SkyDrive. No entanto, a grande novidade do sistema de busca é que, agora, este pode pesquisar também na Internet, sem ser necessário abrir um navegador.

O grande esforço da Microsoft em aumentar o desempenho deste sistema é, na verdade, uma tentativa de empurrar os usuários para o Bing, uma estratégia contra o poder do Google. Além da nova abrangência do sistema, a pesquisa é ainda capaz de localizar as configurações do sistema. Com esta atualização, todas as ferramentas e informações são reunidas em um só lugar.

Windows 8.1 sistema de pesquisa

Novo sistema de pesquisa do Windows 8.1.

 

Edição simplificada

Com esta atualização, há, agora, mais opções para personalizar o menu inicial do Windows, sendo possível personalizar o menu com mais cores e imagens de fundo. Também é possível configurar uma apresentação de fotos para a interface de desbloqueio. Os blocos da página inicial podem, agora, ter quatro tamanhos diferentes. Além do quadrado padrão e do retângulo com o dobro do tamanho, existem mais dois tamanhos, um ocupa quatro quadrados e, o outro, um quarto de um quadrado normal. Para redimensionar os ícones basta clicar no botão direito do mouse ou tocando diretamente no ícone través do touch.

Agora, quando o utilizador fizer a instalação de qualquer programa utilizando a Windows Store, o ícone não será adicionado automaticamente ao menu inicial, evitando que a interface fique cheia.

Windows 8.1 menu Iniciar

Agora já é possível escolher o fundo para o menu inicial.

 

Multi-tarefas

Quem já utilizou o Windows 8 sabe que ao abrir dois programas por exemplo, os mesmos ficavam com proporções desiguais. Isso já não acontece no Windows 8.1, agora, o usuário pode dividir a interface em 4 partes e em qualquer proporção, tornando o espaço muito mais eficiente.

Windows 8.1 multi-tarefas

 

Windows Store

A loja de aplicações do Windows também foi redesenhada. Agora, passa a aproveitar melhor o espaço do display e ganhou uma secção de novidades e destaques. Além disso, as atualizações dos programas passam a ser automáticas na configuração padrão.

Windows 8.1 Windows Store

Novo visual da Windows Store.

 

Internet Explorer 11 e SkyDrive

O Windows 8.1 recebe a décima primeira versão do Internet Explorer, que conta com capacidade de ter até 100 separadores abertos ao mesmo tempo, a troca de separadores ficou mais fácil, a memória do navegador melhorou e também houveram melhorias na barra de endereço e no reconhecimento de toque (nos dispositivos touch).

Existem ainda outras modificações no navegador, de modo a facilitar a leitura e a melhorar a elegância do browser. O SkyDrive está, agora, integrado totalmente ao sistema, ou seja, o utilizador poderá guardar os seus arquivos diretamente no serviço desde que o seu computador esteja ligado à internet.

Windows 8.1 SkyDrive

O SkyDrive tem um papel de grande destaque no Windows 8.1.

 

Apps

A Microsoft incluiu no Windows 8.1 algumas novas apps, de destacar:

-Alarmes (inclui alarme/despertador, temporizador e cronômetro);

-Calculadora (inclui as funções básica, algumas funções científicas e vem com vários conversores de medidas);

-Gastronomia (inclui várias receitas e dicas de culinária);

-Saúde e Fitness (inclui várias dicas sobre saúde, bem-estar e ginástica).

 

Aqui está um vídeo do novo Windows 8.1:

 

Outras versões do Windows 8.1

 

Windows RT 8.1

O Windows RT 8.1 foi criado com suporte a processadores ARM contidos em aparelhos portáteis, como tablets, e é exatamente isso que difere a versão RT 8.1 da versão Windows 8.1 “normal”. Esta versão não vem com o Windows Media Player, Windows Media Center e não permite a criação de grupos domésticos, sendo que no máximo, o utilizador poderá fazer parte de um grupo já criado.

No Windows RT 8.1, o Windows Update e o Windows Defender estão sempre ativados e atualizados, a tecnologia BitLocker oferece proteção avançada dos dados para ajudar a manter as suas informações mais seguras e o InstantGo, que liga instantaneamente e mantêm os blocos e outros serviços online atualizados. O Windows RT 8.1 vem ainda com o Microsoft Office Home e Student 2013 e a instalação de apps só é possível através da Windows Store.

Windows RT 8.1

 

Windows 8.1 Pro

O Windows 8.1 Pro, conta, obviamente, com todas as funcionalidades da versão normal, como a ligação à cloud, através do SkyDrive, as melhorias nas opções de pesquisa do Bing, o navegador Internet Explorer 11, entre outras funcionalidades incluídas na versão 8.1. Mas, o que faz o Windows 8.1 Pro ser diferente são as funcionalidades de integração em rede e encriptação de discos para proteção de dados confidenciais (BitLocker), sendo esta versão ideal para pequenas empresas e usuários mais exigentes.

Windows 8.1 Pro

Windows 8.1 Enterprise

O Windows 8.1 Enterprise destina-se aos clientes empresariais, sendo que a grande vantagem do Windows 8.1 Enterprise é a tentativa de aumentar a mobilidade em ambientes empresariais, já que, agora, o sistema tornou-se mais seguro devido às alterações feitas ao sistema que nivela a segurança.

Das funcionalidades disponíveis no Windows 8.1 Enterprise as que mais se destacam são a Windows to Go, o Start Screen Control, o Direct Access e o Virtual Desktop Insfraestructure (VDI).

Windows 8.1 Interprise

Vamos deixar-vos com um outro vídeo do novo Windows 8.1:

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!