Disco rígido

Se você já utiliza o seu computador há alguns anos, já deve ter ouvido falar de como é necessário fazer uma desfragmentação periódica ao seu disco rígido, seja de técnicos ou em sites especializados, o importante é que a desfragmentação é uma parte fundamental para o bem-estar da sua máquina, por isso, aqui você irá saber o porque é importante, e principalmente, como fazer esta tarefa que é mais simples do que parece.

Se utiliza um disco SSD, atenção!

Se você usa um SSD, a desfragmentação deve ser evitada, pois os SSDs são muito rápidos e não se desgastam com a procura de arquivos fragmentados. Por isso, se realizarmos uma desfragmentação de um SSD, o ganho de velocidade será insignificante, além da mesma ser prejudicial para o disco rígido.

Porque fazer uma desfragmentação do disco rígido

Quando algum arquivo é apagado do HD, o espaço vazio que era ocupado pelo arquivo será utilizado para armazenar outro arquivo qualquer, mas se esse espaço for pequeno para o novo arquivo, o mesmo será dividido, ocupando assim vários pedaços vazios do HD. Agora imagine que isso acontece com cada programa que é desinstalado e com cada download que é apagado. Por isso, com o passar do tempo, o disco rígido terá que trabalhar cada vez mais para procurar cada fragmento dos arquivos a serem abertos e isto, a longo prazo, diminui o tempo de vida do disco. Basicamente, o que a desfragmentação do disco faz é, uma reorganização dos arquivos do seu HD, jutando todos os “pedaços” soltos de programas e reorganizando-os de seguida, tornando assim mais fácil a leitura de tais arquivos.

Como fazer

Todas as versões do Windows vêm com o seu próprio desfragmentador, por exemplo, no caso do Windows 7, para abrir a ferramenta, basta abrir o menu executar (WinKey+R) e digitar “dfrgui” sem aspas.

Executar Windows

Outra opção para realizar a mesma tarefa descrita acima é pesquisar diretamente no menu Iniciar, digitando “desfragmentador” sem aspas.

Iniciar Windows

Depois de ligar o programa, no menu principal do mesmo irá encontrar listadas as várias divisões do seu disco rígido, aí poderá agendar o dia e a hora para que o sistema faça desfragmentações periódicas automaticamente. Nesse mesmo menu há ainda o botão “Desfragmentar disco”, que realiza a tarefa assim que clicar nele.

Desfragmentador de disco rígido

Outros métodos de desfragmentação do disco

Apesar do método mostrado acima ser bastante eficaz, há quem prefira um programa externo para realizar esta tarefa, pois um programa especializado conta com mais opções para otimizar o desempenho do PC. O Auslogics Disk Defrag é o programa mais conhecido e utilizado no mundo para a desfragmentação do disco, apresentando uma interface simples e intuitiva que permite ao usuário ter todas as informações numa só janela. Clique aqui para fazer o download do Auslogics Disk Defrag através do seu site oficial.

auslogics disk defrag

Interface simples e intuitiva do Auslogics Disk Defrag

O Smart Defrag é outro dos melhores programas na área, sendo que permite ao usuário, a utilização de ferramentas para a otimização do computador além do próprio desfragmentador em si. Para fazer o download do programa através do seu site oficial, clique aqui.

Smart Defrag

Interface do Smart Defrag

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!