Notebook

Aparência de muitos PCs por aí antes deste artigo

Um notebook tem inúmeras vantagens, como por exemplo, a de o podermos levar para qualquer lugar enquanto realizamos outras tarefas. Porém, estas vantagens exigem uma atenção especial na hora de o limpar. Para garantir uma limpeza correta, uma boa manutenção e ainda, prolongar a vida útil de um PC, é necessário ter paciência e cuidado.

A grande acumulação de sujidade pode bloquear as saídas de ar e fazer com que o notebook sobreaqueça, podendo queimar a motherboard e o processador, além de também poder danificar outros componentes.

O especialista Artur Roberto da Silva Júnior, coordenador do curso de Remanufatura de Computadores da Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação (FUNDETEC), orienta os usuários com algumas dicas simples, sendo uma delas a de “Utilizar panos macios que não soltem fios, cotonetes, pincéis finos de pelos macios, água e miniaspiradores de pó (se possível, com ar comprimido). Evitar o uso de produtos de limpeza e panos ásperos, que riscam o computador. Para facilitar, desligue-o da tomada e remova a bateria”.

Recomenda-se ainda a utilização de um pano levemente umedecido com água, sem exagerar, pois o líquido pode escorrer e atingir componentes internos. “Limpar com movimentos leves para não danificar o ecrã. Em seguida, use um pano seco para remover os excessos”, ensina.

Limpar Notebook

Use cotonetes (ou pincéis) para retirar a sujidade das entradas de ar do computador

As entradas de componentes, como a entrada USB, por exemplo, são pequenas e devem ser limpas com um pincel ou cotonete, de modo a evitar que fios se enrosquem nas entradas do PC.

O coordenador explica também que, com o passar do tempo, as saídas de ar do equipamento são bloqueadas por sujidade, “Assim, utilize um miniaspirador específico ou passe um cotonete e/ou pincel no local até remover a sujidade. Porém, neste caso, deve-se evitar fazer a limpeza com ar comprimido, pois a poeira pode entrar na máquina”.

Limpar Notebook

Mini-aspirador utilizado na limpeza de computadores

 

Abaixo estão mais algumas dicas para manter o seu PC limpo:

– Os ecrãs, sejam eles LCD, plasma ou LED são muito sensíveis, por isso, use um pano macio e esfregue sem fazer pressão. Se o monitor possuir marcas de dedos ou de gordura, pegue num pano e umedeça-o levemente com água ou com um produto específico para o efeito, encontrado em lojas de informática. Lembre-se: nunca aplique o produto diretamente no ecrã;

– Os teclados dos notebooks, possuem encaixes pequenos e sensíveis. Devido a isso, deve-se fazer a limpeza com um pano levemente umedecido, esfregando-o com um pouco de força para remover o excesso de sujidade. Como a poeira se acumula entre as teclas, a melhor forma para as limpar é utilizando ar comprimido. Um pincel fino e de pelos macios também pode ser utilizado para finalizar a limpeza entre as teclas;

– Para limpar o TouchPad, use um cotonete ou um pano macio. É fundamental que o pano esteja seco, pois por debaixo do TouchPad existem fios conectados à placa-mãe do computador.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades em seu email!