Bateria

O TeG fez uma lista com as principais dicas de como poupar a bateria dos smartphones. Neste artigo, descubra como preservar a bateria do seu gadget e o que não se deve fazer com ela.

Carregamentos completos aumentam a vida útil da bateria

Esta é uma dica com bastante fundamento. Se você puder utilizar o smartphone até ficar completamente descarregado e em seguida, carregá-lo a 100%, a bateria irá durar mais. Sabemos que nem sempre é possível fazer isso, mas no caso dos smartphones com display touch, que consomem muita bateria, é recomendado carregá-lo completamente pelo menos uma vez por mês.

Bateria

Desligue o telefone se este não tiver sinal

Esta é também uma dica preciosa. No Brasil é comum as operadoras não funcionarem a 100% em determinados pontos da cidade. Quando um smartphone perde o sinal, ele tenta procurar uma rede o mais depressa possível, o que gasta muita bateria. Na prática, o que o telefone faz é aumentar o ganho do sinal de rede internamente, tentando a todo o custo obter o mínimo de sinal da rede. Com este aumento, o consumo de bateria também aumenta, tal como a temperatura interna do aparelho.

Uma maneira sábia de evitar este gasto de energia desnecessário é simplesmente desligar o smartphone quando este perder o sinal de rede. O mesmo procedimento também é válido se você quer apenas utilizar a internet, mas o 3G não está a funcionar, ou não há nenhum sinal Wi-Fi disponível. Se o smartphone estiver a procurar uma conexão sem fio e se não se conseguir conectar a nenhuma, ele irá gastar mais bateria a procurar por sinais mais distantes.

Bateria

Cuidado com a temperatura a que a bateria é exposta

Colocar a bateria em locais quentes não é um assunto corretamente discutido, pois a maior parte das pessoas acreditam que a mesma pode explodir se estiver exposta a temperaturas mais elevadas.

Isto não é totalmente mentira, mas atualmente a grande parte das baterias de lítio-polímero foram construídas para não explodirem de maneira nenhuma. Porém, mesmo com este tipo de segurança, os acidentes podem acontecer, como vimos casos de smartphones que tiveram explosões devido ao sobreaquecimento do aparelho.

Se gostou deste artigo, subscreva o nosso site (na parte superior da barra lateral) para receber as nossas novidades em seu email!