Usos e vantagens dos displays dobráveis

As tecnologias estão cada vez mais avançadas, o que possibilita praticamente infinitas possibilidades de conforto, praticidade e prazer para o ser humano moderno. O que antes era utilizado apenas para ligações (telefones), tornou-se, ao longo dos últimos anos, em aparelhos inteligentes, fazendo com que diversas atividades diárias sejam facilitadas ou realizadas automaticamente. Há alguns anos atrás, uma pessoa precisava de ter diversos aparelhos para realizar estas tarefas: uma para ligar, outro como despertador, mais um para calcular, etc…. Esses tempos já passaram e os smartphones estão cada vez mais modernos, eficazes e menos espaçosos.

E se fosse possível ter um smartphone dobrável? Um aparelho completamente maleável e que fosse capaz de se encaixar em qualquer lugar? Se esse tipo de imaginação parece fantasia, já não o é mais. Diversas empresas já estão a investir e a trabalhar em diversas pesquisas para transformar os smartphones em objetos completamente elásticos e, ainda assim, funcionais. Grandes companhias, como a LG e a Samsung já possuem protótipos funcionais e expectativas de vendas, sendo que esta última empresa pretende introduzir o seu modelo nos mercados ainda em 2017.

O final deste ano pode reservar surpresas positivas para os fãs de tecnologia e iremos perceber se as tecnologias dos displays dobráveis serão realmente eficazes.

 

Possibilidades dos displays dobráveis

Os displays dobráveis podem ter diversas aplicações úteis, desde serem mais eficientes e práticos para painéis de carros até livros completamente digitais. Mais leves, estes aparelhos fariam com que fosse necessário bastante menos esforço para carregar livros e que os carros teriam uma carroceria de menor peso, possibilitando melhores desempenhos, quer em termos de eficiência como de performance.

As principais formas de aplicar os displays dobráveis estão na criação de smart devices, como TVs, smartphones e tablets. As TVs curvas já estão disponíveis no mercado há algum tempo, mas sem a tão desejada capacidade de se dobrarem. Ao serem curvas, dão uma maior sensação de profundidade para quem assiste a conteúdo nas mesmas. Já os smartphones e tablets têm um caminho mais difícil a percorrer, sendo a maior dificuldade fazer com que o aparelho se dobre com elasticidade (sem ser danificado) e, ainda assim, manter todas as funcionalidades de qualquer outro gadget.

Usos e vantagens dos displays dobráveis LG

As vantagens e desvantagens dos displays dobráveis

Os displays dobráveis deverão chegar ao mercado no final do ano 2017 ou no começo de 2018 e deverão abrir diversas portas para os consumidores de tecnologias inovadoras. A princípio é de se esperar que estes novos aparelhos não possuam as qualidades e funcionalidades desejadas e idealizadas, pois todas as novas tecnologias possuem estes obstáculos, que têm de ultrapassar. Talvez se perca um pouco da qualidade de imagem, algumas funções, desempenho ou até mesmo uma redução da duração da bateria.

No entanto, com todas as novas descobertas na área dos displays dobráveis, é possível que estes novos aparelhos apresentem muitas vantagens. Por exemplo, aparelhos maiores serão mais compactos e mais práticos de serem utilizados. Existem até modelos que estão a ser desenhados para servirem como aparelhos de pulso, evitando o incómodo de estar constantemente com o smartphone na mão. Com o passar do tempo, esta tecnologia pode vir a possibilitar uma maior qualidade de imagem, além de proporcionar uma melhor imersão aos seus utilizadores.

O futuro dos displays dobráveis é promissor, basta que as empresas os apliquem de forma correta e inteligente, uma vez que o público aficionado por gadgets adora ver e experimentar as tecnologias mais inovadoras.