CES 2014

Chegou ao fim, no último dia 10 de janeiro, a 27° edição da maior feira de eletrônicos do mundo, a Consumer Electronics Show (CES). No decorrer dos quatro dias da feira, mais de 150 mil pessoas passaram pelo centro de convenções de Las Vegas, nos Estados Unidos, para acompanharem alguns dos principais lançamentos e tendências tecnológicas para 2014, passando por TV’s 4K gigantes, óculos de realidade virtual até computadores do tamanho de uma moeda. Confira tudo abaixo!

 

Os Gadgets Vestíveis estão cada vez mais na moda!

A ideia por trás do Google Glass espalhou-se rapidamente por empresas de todo o mundo e tornou-se numa febre. Atualmente, dentro da tecnologia vestível, estão: óculos, pulseiras, relógios e periféricos corporais que nos mantêm ainda mais conectados a tablets e smartphones. A expectativa em relação à tecnologia vestível é que esta tendência cresça ainda mais em 2014, com alguns dos principais lançamentos, já apresentados na CES.

Depois de um 2013 não muito comemorável para os smartwatches, estes parecem agora, terem ganho mais utilidades no cotidiano e, devido a isso, parecem também terem finalmente encontrado, o gosto do público. Basicamente, quase todos os modelos atuais, permitem a leitura de mensagens e emails, o acesso à internet, a visualização de notificações e ainda, atender chamadas telefônicas, tudo isto através de uma ligação via Bluetooth entre o aparelho e o smartphone do utilizador. Alguns smartwatches vão um pouco mais além, possuindo algumas funções “básicas” extras como, o calendário, alguns jogos e ainda uma câmera fotográfica.

As pulseiras inteligentes foram uma das principais sensações da feira, sendo que estas se assemelham aos smartwatches, mas são focadas na monitorização do corpo em atividades físicas, obtendo dados como, distâncias percorridas, batimentos cardíacos e ainda a quantidade de calorias queimadas. Os primeiros modelos destes novos gadgets poderão ser vistos ainda este ano e serão da autoria de empresas como a Sony, LG, Epson e Razer.

A ideia mais futurista da feira, em relação às tecnologias vestíveis, vem da Innovega, que apresentou o iOptik, um protótipo de lentes de contacto que prometem ampliar o alcance da visão do olho humano ao mesmo tempo que permitem o acesso à internet. Se as mesmas estivessem acopladas a um par de óculos, estes funcionariam como dois grandes projetores para apps e outros conteúdos. Segundo a Innovega, o iOptik tem uma resolução seis vezes maior do que a do Google Glass, prometendo assim, a sensação de estarmos em frente a um grande projetor.

smartwatches

Novos modelos e novas versões de smartwatches foram apresentados na feira deste ano

 

WebOS

O WebOS é um sistema operacional próprio para SmartTV’s lançado pela Palm e adaptado pela LG. Mais intuitivo e menos confuso do que os outros sistemas para SmartTV’s, a plataforma possui uma interface renovada e um novo menu controlado através do movimento do cursor. Esse menu, que agora aparece na parte de baixo da interface, exibe quais as últimas apps abertos pelo usuário, entre elas, a Netflix, o Hulu Plus e o YouTube. O menu conta ainda com a aba “Today”, que recomenda programas televisivos e outros conteúdos.

WebOS

Novo WebOS poderá ser o futuro das Smart TV’s

Playstation Now

Outro software que foi apresentado na feira, foi o Playstation Now que é o resultado da compra da Gaikai por parte da Sony em 2012. O novo serviço de streaming de jogos da Sony trata-se de uma plataforma online que permite jogar títulos antigos da empresa numa série de dispositivos. Inicialmente, o programa funcionará com jogos da PS1, PS2 e PS3, sendo depois expandido para suportar jogos da PS Vita e mais à frente neste ano, títulos da PS4 deverão também ser incluídos no catálogo, mas estes ainda sem previsão.

Para aceder à biblioteca de jogos, será preciso pagar por uma assinatura ou alugar títulos específicos separadamente. A Sony ainda não mais revelou detalhes de como funcionará o PS Now, que entrará em fase de testes até ao final de janeiro nos Estados Unidos e que deverá estar disponível para todos os utilizadores até ao meio de 2014.

playstation now

O streaming de jogos é a grande novidade da Sony para este ano

Intel Edison

A principal atração do evento, o Intel Edison, veio para acabar com o domínio dos smartphones quando o assunto são máquinas portáteis. O Intel Edison inovou principalmente por ser do tamanho de um cartão SD e apesar do seu tamanho, o mini computador possui um processador Quark dual-core, conectividade Bluetooth 4.0, Wi-Fi, uma loja de apps integrada e utiliza uma versão modificada do Linux.

intel edison

A principal atração da CES 2014 foi um computador compactado, do tamanho de um cartão SD

As utilizações de um computador do tamanho do Edison são inúmeras. Durante o anúncio, a Intel demonstrou que um macacão de bebê equipado com o mini PC é capaz de medir os sinais vitais da criança, como batimentos cardíacos, respiração e se esta está a dormir bem. O mesmo conceito foi aplicado a um biberão/ mamadeira inteligente, que deteta quando o bebê está acordado para ser alimentado e quando o leite está na temperatura ideal.

A Intel revelou também um novo componente que estará incorporado em computadores de sete fabricantes (Asus, Acer, NEC, Dell, HP, Fujistsu e Lenovo). Trata-se do Real Sense, uma pequena câmera 3D que reconhece objetos em movimento com profundidade. Através do aparelho, o software pode reconhecer gestos e movimentos do usuário, destacar elementos em primeiro plano, alterar o fundo do ambiente, tal como um pano verde faria, além de contar com muitas outras funcionalidades.

intel edison sd card

O tamanho do Intel Edison é impressionante

 

A onda dos 4K’s

Já é a 2º CES em que os televisores 4K são colocados em destaque na feira, sendo que a mesma foi o que o mercado precisava para alavancar as vendas de televisores com esta resolução. Além de novos modelos de 110 e até de 120 polegadas, como é o caso dos novos modelos da Samsung e da Vizio. A cada vez maior concorrência neste mercado foi a base para fabricantes como a Samsung e a LG criarem modelos que se adaptam aos gostos dos usuários, prova disso é a nova tecnologia presente nos televisores de ambas as empresas, que com apenas um botão, permite ao utilizador,controlar a curvatura da sua TV 4K.

O ponto negativo destes televisores persiste ainda no preço nada atrativo, mas isto está a mudar. A Polaroid apresentou na feira uma TV 4K que, estará à venda nos EUA, a partir de US$ 1.000.

Com o mercado de televisores 4K já estabilizado há algum tempo, algumas empresas de streaming de conteúdo, como a Netflix e o Youtube, utilizaram a CES para apresentarem a adaptação dos seus serviços para a tecnologia 4K. Já a partir de fevereiro, a Netflix disponibilizará algumas séries e filmes nesta resolução.

LG 4K curva

As primeiras TV’s 4K curvas do mundo deram as caras na CES 2014

Realidade Virtual

O Oculus Rift tem sido um dos produtos mais bem recebidos pela comunidade nos últimos meses. O seu conceito parece ter-se estendido para outras companhias, já que apresentaram novos protótipos de óculos de realidade virtual que devem aquecer a indústria e principalmente o mercado dos jogos.

A começar pela própria Oculus, que revelou um protótipo de um possível substituto do atual Rift, batizado de Crystal Cove, o dispositivo possui agora uma tela OLED de resolução 1080p (960 x 1080 pixels para cada olho) que reduz a latência e os borrões de imagem que estão presentes na versão anterior/atual do aparelho. Além disso, o Crystal Cove é muito mais preciso porque vem equipado com vários pontos de infravermelho para definirem a posição do jogador dentro do jogo, permitindo que o mesmo movimente a cabeça e o corpo com mais precisão. Não veremos estas novidades tão cedo, pois o modelo apresentado na feira não passa ainda de um protótipo.

Oculus Crystal Cove

Oculus Crystal Cove (protótipo)

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!