Karbonn mobiles

Alguma vez já aconteceu você usar o Android no seu smartphone e querer utilizar um app disponível apenas para o Windows Phone? Seja qual for a resposta, um dos nossos sonhos sempre foi o de termos a possibilidade de usarmos dois sistemas operacionais diferentes no mesmo gadget. Esse nosso desejo pode estar próximo de se tornar real.

Windows Phone e Android juntos num futuro próximo!

Segundo o jornal Times of India, a fabricante indiana Karbonn Mobiles assinou um contrato de licenciamento com a Microsoft, e pretende lançar um aparelho com Windows Phone e Android até junho deste ano.

“A Microsoft afrouxou as exigências e disponibilizou a sua plataforma para outras empresas. Vamos lançar uma série de aparelhos com Windows Phones durante os próximos três meses”, explica Sudhir Hasija, presidente da Karbonn Mobiles.

O preço do novo aparelho com os dois SO’s ainda não foi revelado. Os aparelhos mais caros da empresa custam aproximadamente 230 € / 750 R$.

Apesar de tudo isto, como a empresa tem foco principalmente no mercado indiano, é pouco provável que o smartphone seja lançado em outros países.

 Windows Phone + Android

No ano passado, segundo a Bloomberg, a própria Microsoft teria pedido à HTC para criar smartphones com Android e Windows Phone. Terry Myerson, chefe de sistemas operacionais da Microsoft, sugeriu à HTC “colocar o Windows Phone como uma segunda opção nos seus aparelhos”. Isto, fosse talvez para ajudar na divulgação do SO móvel da Microsoft, levando-o aos usuários do Android, sem lhes tirar o SO da Google.

Um dos pontos que precisa de ser analisado com cuidado é o da praticidade que o smartphone irá oferecer na hora da troca entre os SO’s. Deduzindo que o gadget não irá ter hardware suficiente para manter em funcionamento um sistema operacional enquanto deixa o outro a rodar em segundo plano, podemos imaginar o sofrimento que será ter de desligar o aparelho sempre que queiramos alternar entre os SO’s.

Mesmo com a crescente evolução do Windows Phone, precisaríamos de uma app muito específico para o SO da Microsoft, para justificar a nossa necessidade de o utiliza, uma vez que praticamente todas as apps da Windows Store também estão disponíveis na Google Play.

Mas talvez, a variedade de SO’s num mesmo aparelho, seja uma das principais apostas da década para o mercado tecnológico. Mesmo com a possibilidade do smartphone da Karibonn não ser lançado fora da India, este não deverá ser, muito provavelmente, o único aparelho do gênero a ser comercializado durante os próximos anos. Com este smartphone, a partir de junho deste ano, uma completa revolução no mercado de aparelhos móveis poderá ter início.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!