Galaxy S5 vs Galaxy S4

O Samsung Galaxy S5 foi, certamente, a grande estrela da Mobile World Congress 2014. Com um design parecido ao do seu antecessor, o que o deixa com um visual novo, são os pequenos furos na parte traseira do aparelho.

O Samsung Galaxy S5 estará à venda daqui a poucas semanas. Por isso, será que vale a pena comprá-lo?

 

Design

Galaxy S5 Galaxy S4

Cada aparelho da série Galaxy S tem um design diferente, mas o Galaxy S5 é o primeiro que não tem um acabamento em plástico brilhante. Ao contrário dos seus antecessores, o seu acabamento é em grande parte, fosco e com pequenas “perfurações”. Essas “perfurações” servem, principalmente, para que o aparelho seja segurado com mais firmeza, ou seja, para que o Galaxy S5 seja um pouco menos escorregadio do que o seu antecessor.

As versões em preto e em branco pérola do Galaxy S5 soam mais como um ‘padrão’ de cores em um smartphone, não que isso tire a beleza das cores. A versão azul é, talvez, a cor em destaque do gadget, sendo que caiu muito bem no smartphone, apesar de poder soar um pouco estranho usar um telefone azul, visto que a cor em si, não é algo comum no mercado. O lado negativo é a versão dourada do Galaxy S5, uma vez que esta cor dá ao aparelho um aspecto de velho e antigo.

Como um smartphone mais ‘velho’, o Galaxy S4 foi ganhando algumas novas cores ao longo dos últimos 12 meses. O branco, o preto e o azul são as mais comuns, mas também estão disponíveis mais umas dezenas de outras versões. Encontrar essas tais versões à venda pode ser um missão um pouco complicada, mas nada que algumas horas em lojas online não resolvam.

 

Dimensões

Galaxy S5 vs S4

Estamos habituados a ver smartphones mais finos e mais leves a cada nova geração, mas ao contrário do que todos esperavam, o Galaxy S5 é mais pesado e mais grosso do que o S4. O novo gadget da Samsung pesa mais 15g e é 0,2 mm mais espesso do que o seu antecessor. Com valores tão baixos, é quase impossível notar a diferença a olho nu ou na mão.

As diferenças entre as outras medidas são um pouco mais perceptíveis. O Galaxy S5 é cerca de 5 mm mais comprido e 2 mm mais largo do que o S4. Nas mãos, é difícil perceber as diferenças, mas com os smartphones lado a lado, a diferença torna-se mais óbvia.

No entanto, em relação ao seu manuseio, ambos são semelhantes. Claro que, reclamar de uma mudança em 2 mm na largura não faz o menor sentido, uma vez que os mm’s adicionais no smartphone não são suficientes para que o S5 seja dramaticamente mais difícil de utilizar.

 

Tela/ecrã

Samsung Galaxy S5

Contrariamente aos rumores iniciais, o Galaxy S5 não tem um display de resolução 2K e não é muito maior do que o do S4.

O S5 tem um ecrã/tela de 5,1 polegadas, sendo apenas 1 mm maior do que o do Galaxy S4. Você não iria reparar nesta diferença, pelo menos se ninguém lhe contasse. A resolução e o tipo de display são exatamente os mesmos do Galaxy S4, pois ambos contam com uma tela/ecrã Super AMOLED de 1080p.

As cores do display do Galaxy S4 são boas, mas as do Galaxy S5 são ainda melhores.

Armazenamento

Uma das áreas que pouco mudou durante a vida da série Galaxy S, é a que diz respeito ao armazenamento. Os smartphones desta série sempre tiveram uma opção de 16 GB e outra de 32 GB,  e ofereceram sempre uma entrada para cartões MicroSD.

O perigo de oferecer a opção de expandir a memória é o de que as opções de armazenamento interno do smartphone se tornem limitadas. A Samsung produziu apenas versões de 16GB e 32GB do Galaxy S5, uma vez que produziu uma versão de 64GB do Galaxy S4 que não deu muito certo.

Se quiser conhecer melhor o Samsung Galaxy S5, clique aqui.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!