Oculus Rift

Já são antigos os rumores de que a Samsung está a trabalhar em um gadget de realidade virtual para competir com o Rift e o Project Morpheus, mas ainda nada foi confirmado pela gigante sul-coreana. Alguns sites vêm especulando informações e até fotos do gadget da Samsung (batizado de Gear VR), sendo bem provável que a empresa entre na corrida pelo melhor aparelho de realidade virtual do mercado.

Confira alguns detalhes sobre o gadget de realidade virtual da Samsung para competir com o Rift e com o Morpheus

O headset da Samsung parece ser baseado no funcionamento do Cardboard, os óculos de cartão da Google apresentados este ano, ou seja, o aparelho precisará de um smartphone da Samsung para poder funcionar. Na imagem abaixo é exibido o modelo Galaxy S5, mas ao que tudo indica, a maior parte dos smartphones da companhia terão suporte à tecnologia.

Gear VR Samsung

Imagem do Gear VR vazada pelo site The Verge.

Diferente do Oculus Rift, o aparelho da Samsung dispensa o uso de sensores para criar o efeito de realidade virtual, já que os óculos terão um conjunto de componentes que utilizam o acelerômetro e o poder de processamento do próprio smartphone para detetar os movimentos da cabeça do usuário. Isto fará com que o aparelho da Samsung tenha um custo de fabricação mais baixo que os seus concorrentes do mercado de VR.

Pelo que podemos ver na foto (vazada pelo site de notícias The Verge), o aparelho terá suporte para o smartphone e uma entrada MicroUSB para conexão ao mesmo. Podemos ainda ver, ao lado dos óculos, o GamePad da sul-coreana, que é compatível com os smartphones da empresa e provavelmente será também compatível com o gadget de realidade virtual. O que ainda não se sabe é se o GamePad estará no pacote do Gear VR ou se será vendido separadamente.

Existem rumores de que a Samsung está a trabalhar em conjunto com a Oculus VR no desenvolvimento do Project Gear VR, sendo que a parte do hardware fica por conta da sul-coreana e a parte do software fica a cargo da Oculus VR, já que a empresa foi uma das que mais ajudou no desenvolvimento da tecnologia.

Project Morpheus PlayStation

Project Morpheus da Sony.

Mesmo focada na criação de dois projetos diferentes, o cronograma da Oculus VR não vai ser alterado, já que o Rift deve ser lançado no final do ano que vem. Falando em outros aparelhos de realidade virtual, ainda temos o Project Morpheus, da Sony, na briga. Os desenvolvedores que tiveram acesso ao gadget da Sony afirmaram que o Morpheus é o acessório de realidade virtual mais preciso da atualidade, pelo menos por enquanto. O Morpheus ainda não tem data de lançamento.

É possível que o Project Gear VR seja anunciado, com o nome de Gear VR, já no próximo mês, durante a IFA 2014, evento de tecnologia que acontece em Berlim entre os dias 5 e 10 de setembro.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!