Lentes de Contacto da Google para diabéticos

As lentes não são uma novidade total, já que a Microsoft criou um projeto semelhante em 2011

A Google anunciou nesta sexta-feira (17), o seu novo projeto com foco na saúde e bem-estar do utilizador. Tratam-se de lentes de contacto inteligentes que medem o nível de glicose nas lágrimas. A ideia em si não é nova, pois a própria Microsoft já tinha apresentado um projeto semelhante em 2011. A principal função destas lentes será oferecer aos diabéticos uma melhor qualidade de vida, garantindo assim, uma nova forma de controlar a doença.

O projeto, foi o primeiro desenvolvido pela Calico, divisão da Google criada em setembro de 2013, focada em projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano. Segundo o próprio blog da empresa, o projeto está a ser desenvolvido no laboratório secreto da Google, o mesmo onde outros protótipos da empresa, entre eles, o Google Glass, foram criados.

“Estamos a testar lentes inteligentes fabricadas para medir a taxa de glicose nas lágrimas”, disseram os responsáveis do projeto, Brian Otis e Babak Parviz. “Os nossos testes revelam que estes protótipos podem fazer uma nova leitura a cada segundo. Ainda é cedo para lançar esta tecnologia, mas já completamos vários estudos clínicos que nos ajudam a melhorar a nossa ideia. Esperamos que esta tecnologia possa algum dia levar às pessoas com diabetes uma nova forma de controlarem a sua doença”, complementa.

As lentes são equipadas com micro chips conectados a um sensor de glicose, envoltos entre as várias camadas da lente. Está ainda a ser estudada, a implantação de pequenas luzes LED para notificar o usuário quando os seus níveis de açúcar estiverem acima ou abaixo do normal.

O Google ressalta que há ainda um longo caminho a ser percorrido até que as lentes cheguem ao mercado. “Há muitos testes clínicos a serem feitos, além de reuniões com a agência de Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA)”, ressalta a companhia.

Lentes de contacto Google para diabéticos

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!