Nexus 5 camara

A app da câmara do Android puro é um dos pontos fracos do sistema operacional da Google, uma vez que a vem nativa em todos os smartphones com o SO puro não é uma referência quando o assunto é tirar fotos ou filmar vídeos, isto devido à sua simplicidade, o que torna a app num dos pontos fracos do Android.

A Google chegou a afirmar que este problema seria resolvido com a chegada do Nexus 5, mas no entanto, a novidade ficou aquém das expetativas, dececionando quem apostava numa grande melhora.

 

A Google quer deixar a sua câmara melhor vista pelos seus utilizadores

Entretanto, de acordo com informações vazadas pelo site Engadget, um dos engenheiros do Android, Josh Brown, revelou que a gigante de Mountain View está a trabalhar numa nova API para a app da câmara do seu SO móvel. Sem datas exatas para a disponibilização da atualização, a única certeza revelada pelo engenheiro é a de que a nova app será focada na versão 4.4 KitKat do Android.

android camara

Muitas fontes afirmam que a nova API da câmara deveria ter sido disponibilizada em conjunto com o Android 4.4 KitKat, quando este foi lançado. No entanto, a Google, provavelmente, congelou esta novidade para que houvesse tempo de corrigir possíveis bugs e melhorar ainda mais a API, de forma a tornar a app mais estável.

Segundo alguns rumores, é possível fazer suposições sobre quais serão alguns dos novos recursos da app. Além dos famosos filtros popularizados pelo Instagram, que são uma das funções mais importantes e quase obrigatórias em apps de câmaras, muitas outras novas funcionalidades poderão dar as caras na nova API. Entre elas está a de ser possível controlar a quantidade de frames capturados por segundo e a capacidade de compressão de arquivos em JPEG.

google

Outro rumor importante é o de que a app da câmara poderá passar a trabalhar com o formato RAW, abrindo um maior leque de possibilidades de utilização para quem trabalha com fotografias ou para quem apenas gosta do passatempo. O reconhecimento facial com a capacidade de gravar os rostos e associar os mesmos com os contatos, poderá ser outra das novidades da app.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!