Heartbleed

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Tecnologia e Gadgets.

O Heartbleed, uma falha de segurança que afetou cerca de dois terços dos servidores pela Web, deixou em alerta usuários, empresas e sites na última semana. O bug oferece a hackers, cibercriminosos e snoopers chaves de criptografia e outros dados sigilosos transmitidos nas conexões.

Devido a essa falha no software, portanto, vários usuários e sites tornaram-se vulneráveis ao ataque de pessoas mal-intencionadas na internet, podendo ter conversas privadas invadidas, bem como informações confidenciais, endereços de email e senhas roubadas.

Vírus

Heartbleed – Solução

Algumas das empresas/sites afetados pela falha já tomaram as devidas providências para evitar que seus usuários e informações sejam prejudicados. Ainda assim a necessidade de trocar as senhas em redes sociais como o Facebook, Tumblr, Google, Gmail, Youtube e outros serviços se mostra importante.

Outra alternativa válida não apenas nessa situação, mas em diversos outros ataques ou ameaças cibernéticas é a aquisição do melhor antivírus pago do mercado. Pode parecer exagero em determinados casos, entretanto, ter dados importantes roubados ocasionaria em gastos e aborrecimentos muito maiores.

Antivírus proteção

Heartbleed – Quais os sites que foram afetados?

Para facilitar o processo de precaução, a seguir encontra-se uma lista com os principais sites afetados pelo Heartbleed e como proceder em relação ao bug:
Facebook: troque a senha;
Google, Gmail, YouTube e outros serviços: troque a senha;
Yahoo!, Yahoo! Mail e outros serviços: troque a senha;
Pinterest: troque a senha;
Tumblr: troque a senha;
Amazon: troque a senha ou, ao menos, os certificados;
Dropbox: troque a senha;
Soundcloud: troque a senha;
IFTTT: troque a senha;
Issuu: troque a senha;
Bancos: Devido ao sistema com diferentes camadas de proteção das redes financeiras, as informações dos usuários, devem, ao menos a princípio, estarem seguras.

Além disso, existem sites que avisam se sua conta de email foi invadida. As três ferramentas mais conhecidas são as seguintes:

 

1 – Devo trocar minha password? (Should I Change My Password?)

Este programa pode verificar simultaneamente até 10 contatos. Segundo os responsáveis pelo site, são mais de 200 milhões de identidades que já foram prejudicadas e hoje servem como base para a realização de checagem de segurança.

Sem contar que diariamente cerca de 30 mil emails comprometidos são adicionados à página. Se o seu endereço estiver entre eles, você é notificado.

 

2 – Fui Hackeado? (Have I Been Pwned?)

Usando como base os bancos de dados públicos de invasões conhecidas, esse site é capaz de determinar se seu email se tornou vulnerável de alguma forma. Ao registrar seu endereço eletrônico no site, ele emite automaticamente um alerta caso ocorra alguma invasão. Veja aqui.

 

3 – Lista Comprometida (Pwned List)

Oferece um serviço semelhante aos outros sites, o diferencial é que ele possui uma área dedicada ao Snapchat, onde é possível encontrar as falhas e brechas detectadas neste app. Confira o site.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter  para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!