iOS 7

Demonstrado pela primeira vez em junho deste ano, num evento da Apple, o iOS 7 já está disponível para download desde setembro. Os aparelhos compatíveis com o novo sistema operativo são o iPhone 4, 4S, 5, 5S, todos os iPads a partir do iPad 2 (incluindo o novo iPad Air), todos os iPads mini (incluido o novo, com retina display) e o iPod Touch de quinta geração.

O aviso da atualização é enviado automaticamente pela Apple para todos os aparelhos compatíveis. Para atualizar o dispositivo basta ir até “Configurações” e depois acessar o menu “Geral” e por fim fazer a atualização através da aba “Atualização de software”.

iOS 7  – Visual

A mudança visual é a mais perceptível e importante na nova versão do iOS. O novo iOS 7 inclui a maior reformulação de interface desde a primeira versão do sistema.

Desde a sua primeira versão, o iOS adotou um estilo de design em que os elementos do sistema imitam objetos da vida real. Um exemplo disso é a app de anotações, que imita um caderno de anotações com páginas amareladas e linhas. Outro exemplo é a app de livros digitais, o iBooks, que tem um visual que lembra uma estante de madeira com livros empilhados.

Este estilo, do qual Steve Jobs era fã, foi abandonado no iOS 7. Agora, os ícones do sistema são mais “abstratos”, possuem formas mais simples e menos detalhes. Os novos ícones também são “chapados”, ou seja, não têm relevo. Este estilo de design, mais abstrato e “clean”, é usado pela Microsoft no Windows Phone.

iOS 7

O novo visual foi a mudança mais importante no novo iOS.

 

iOS 7 – Central de controlo

Um recurso útil no novo sistema é a Central de controlo. No iOS 7, basta deslizar o dedo de baixo para cima para abrir a Central de controlo. Este painel dá acesso às configurações mais usadas no sistema, como Wi-Fi, Bluetooth, Modo de voo e ajuste da rotação do display. A central permite ainda, controlar as músicas, a intensidade do brilho do display e a lanterna.

A ideia é agilizar o acesso aos comandos mais usados. A Central de controlo é um recurso similar ao painel de notificações já usado há algum tempo no Android.

central de controlo iOS 7

A Central de controlo permite o acesso rápido a alguns comandos e apps.

 

iOS 7 – Safari remodelado

O navegador Safari ganhou um modo de fullscreen (que elimina a barra de navegação, mostrando apenas o conteúdo da página), a caixa de pesquisa foi eliminada e as pesquisas são agora feitas na mesma caixa usada para os endereços, como ocorre no Chrome.

A limitação de oito abas abertas ao mesmo tempo foi eliminada, agora não há praticamente nenhum limite de abas que podem ser abertas no navegador em simultâneo (o limite fica apenas por conta da memória disponível no aparelho). As abas podem agora, ser vistas em modo carrossel, como as capas de álbuns do iTunes.

Safari iOS 7

Novo visual do navegador nativo do iOS 7.

 

iOS 7 – Novos modos de câmera

A app da câmera também sofreu modificações significativas, sendo que agora tem quatro modos: vídeo, foto normal, foto “quadrada” (padrão Instagram) e foto panorâmica. A app também traz alguns novos filtros que podem ser testados antes de se tirar a foto.

O novo álbum de fotografias do iOS 7 usa agora, dados de localização e horário para criar álbuns automaticamente. Assim, todas as fotos de um evento são automaticamente reunidas num grupo, sendo este, um recurso similar aos álbuns automáticos do Samsung Galaxy S4.

câmera iOS 7

Os novos recursos da câmera impressionam até os mais exigentes.

 

iOS 7 – E ainda muito mais…

O iOS 7 tem ainda algumas mudanças menores, de destacar:

-O AirDrop, recurso que permite partilhar facilmente fotos, contatos e outros tipos de conteúdo por meio de Wi-Fi ou Bluetooth com outros usuários do iOS.

– O recurso “multitarefas” (acionado com dois toques no botão Home), ganhou um novo visual e suporta agora mais apps abertas ao mesmo tempo, assim, mais programas podem ser atualizados automaticamente em background.

– O assistente de voz Siri ganhou uma voz masculina e responde agora, a mais comandos (mas ainda não funciona em português).

– O novo iOS 7 permite ainda, caso o utilizador deseje, que seja necessário introduzir a password do iTunes (além da senha do aparelho) para ser desbloqueado. Isto é, assim, mais uma camada de segurança no caso de roubo.

 

Como atualizar para o iOS 7

Mesmo tendo a possibilidade de atualizar o seu equipamento, é bom pensar um pouco se é realmente importante fazer a atualização, principalmente se tiver um modelo mais antigo do iPhone ou do iPad. Normalmente, os aparelhos mais antigos têm dificuldades em rodar a atualização do iOS e apresentam uma queda acentuada de desempenho. Então, se você tem um iPhone 4 ou um iPad 2, pode não ser a melhor ideia atualizar o sistema operativo do dispositivo para o iOS 7.

Caso pretenda atualizar o software, é importante fazer o backup de tudo o que você tem no seu iPhone ou iPad, para evitar possíveis surpresas. Existem dois modos de realizar este passo: ou pelo iCloud ou pelo iTunes. A primeira opção guarda os seus dados na nuvem da Apple, enquanto que a segunda utiliza o seu computador para guardar as suas informações. Ambas permitem um rápido acesso às informações.

Para guardar as suas informações no iCloud, vá a “Configurações”, “Armazenamento e Backup” e, em seguida, pressione “Fazer backup agora”. Se quiser utilizar o iTunes, deve, em primeiro lugar, conectar o seu aparelho ao seu computador, de seguida, abrir o iTunes, entrar na parte relativa ao seu dispositivo, depois, aceder à aba “Resumo” e, por fim, selecionar “Fazer backup agora”.

Agora já tem tudo pronto para instalar o novo iOS 7. Para instalar a nova versão do sistema operativo a partir do aparelho, aceda a “Ajustes”, “Geral” e depois, “Atualização de software”, em seguida, concorde com os termos de uso e instalação, por fim, basta aguardar até o processo terminar. Se preferir instalar a atualização pelo iTunes, basta entrar em “Resumo”, “Procurar Atualização” e concordar com os termos de uso e instalação, não se esqueça de manter o dispositivo sempre conectado ao PC.

 

E você, já experimentou o novo sistema operativo da Apple?! Dê-nos a sua opinião sobre o novo iOS 7.

Se estiver com problemas no iOS 7, pode consultar aqui as nossas dicas para os resolver.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!