LG Fx0 Firefox OS

Num mercado de smartphones recheado de grandes gadgets de diferentes cores, formatos e especificações, usar a criatividade e inovar no ramo, sem sair da limitação tecnológica dos aparelhos atuais, parece uma missão impossível. No entanto, isto não foi obstáculo para os sul-coreanos da LG. A novidade da empresa é o novo Fx0, um smartphone que conta com uma carcaça completamente transparente, feita de plástico, de forma a mostrar a “transparência” do aparelho e do seu SO.

A LG foi irreverente ao apostar num design inovador, mas não surpreendeu ninguém com o hardware do seu novo smartphone

As especificações técnicas não são as melhores do mercado, uma vez que o aparelho possui um display de 4,7 polegadas com resolução de 1280×720 pixels, um processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz e 1,5 GB de RAM. Suporte a expansão via MicroSD, 16 GB de armazenamento interno, câmera traseira de 8 megapixels e suporte à tecnologia 4G/LTE completam o hardware do aparelho. Apesar disto, a grande novidade do Fx0 é o seu sistema operacional, o Firefox OS.

LG Fx0

O sistema operacional mobile da Mozilla é o principal culpado pelo design inovador do aparelho. Segundo o designer do smartphone, Tokujin Yoshioka, a ideia que a LG quis passar ao público com a carcaça do seu novo gadget é que a missão do Firefox OS é ser um SO em que as pessoas podem confiar, um sistema operacional aberto e transparente. O botão Home, que vem acompanhado com o logotipo da Mozilla, acentua ainda mais a ideia de colocar o nome da raposa no mercado de smartphones.

Falando um pouco mais do design do gadget, a proposta apresentada pela LG, em parceria com a Mozilla e a operadora japonesa KDDI parece dividir opiniões. Para uns, o design inovador foi uma surpresa e é bem-vindo. Para outros, o novo design representa uma exposição desnecessária. Talvez, o LG Fx0 venha a cair no gosto popular dos amantes dos gadgets que, com a novidade, poderiam desfilar pelas ruas e exibir nada menos que o próprio hardware do seu smartphone.

Fx0 LG

Por enquanto, o Fx0 só está disponível no Japão (pelo preço amargo de 50 mil ienes, cerca de 420 dólares), mas um dos executivos da LG, numa entrevista durante a CES 2015, deixou escapar um possível lançamento mundial do aparelho, algo que está completamente nas mãos da KDDI e da Mozilla. Mesmo com toda a vontade de espalhar o Firefox OS pelo mundo, a dona do Firefox ainda precisa de contar com o voto positivo da operadora para iniciar as vendas internacionais.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!