3D Builder

O programa trás consigo vários objetos já criados

O Windows 8.1 já tinha integrada tecnologia para facilitar a vida a quem queira fazer impressões em 3D, agora, a Microsoft lançou uma app gratuita para criar, editar e imprimir objetos em 3D. Esta nova aplicação para impressão de objetos em 3D chama-se 3D Builder.

Afinal, o que é a impressão em 3D?

A impressão 3D é uma tecnologia que permite imprimir objetos em 3D, tipicamente através da sobreposição de várias camadas de um plástico especial para este tipo de impressões. Muitas impressoras 3D têm custos relativamente reduzidos, que as colocam ao alcance de amadores e entusiastas e é possível encontrar na Internet muitos ficheiros de todo o tipo de objetos para serem impressos. Recentemente, houve quem disponibilizasse as instruções para imprimir uma espécie de pistola, o que gerou uma certa insegurança ao colocar a fabricação de uma arma de fogo nas mãos de quem tivesse uma impressora 3D em sua posse.

3D Builder

Além dos modelos já criados, você pode criar os seus próprios objetos

A aplicação da Microsoft, chamada 3D Builder, é gratuita e já inclui vários modelos de objetos prontos a serem impressos. O utilizador pode ainda adaptá-los (por exemplo, mudar as dimensões ou juntar objetos) e fazer o download de outros objetos online.

A possibilidade de imprimir objetos em 3D veio com o Windows 8.1

Uma das novidades do Windows 8.1 (a última atualização do sistema operacional da Microsoft, lançada no mês passado), foi a possibilidade de integração com impressoras 3D. De acordo com a Microsoft, o novo sistema operacional reconhece várias impressoras e os utilizadores podem partilhar e imprimir ficheiros de forma semelhante ao que fariam, por exemplo, com um simples documento do Word.

 

Obrigado por terem lido, fiquem connosco para saberem sempre as últimas sobre tecnologia e até a próxima!