Sony Xperia Z2

A resistência à poeira e à água costumavam ser características associadas aos telefones que os alpinistas levam para as suas viagens ou com os que os obreiros levam para o seu trabalho, em locais de construção. Isso está prestes a mudar!

O Galaxy S5 e o Xperia Z2 são à prova de água e poeira!

A capacidade de enfrentar os elementos, neste caso, a água e a poeira, começa a estar presente nos smartphones. Os mais recentes aparelhos que seguem a tendência dos gadgets impermeáveis ​​e à prova de poeira, foram apresentados na MWC 2014, o Sony Xperia Z2 e o Samsung Galaxy S5.

Os aparelhos resistentes à poeira e à água têm uma certificação IP, que é uma autenticidade de que tal aparelho foi testado e principalmente, passou nos testes de resistência tanto à água  como á poeira.

 

O que é a classificação IP?

IP, neste caso, significa “Ingress Protection” e é, essencialmente um sistema de classificação desenvolvido pela Comissão Eletrotécnica Internacional. O sistema é utilizado para classificar e definir os diferentes graus de proteção contra a intrusão de partículas sólidas ou contra a imersão. Em outras palavras, quando a Samsung, Sony ou qualquer outra empresa diz que algo é “à prova de água ou de poeira”, a ​​classificação IP do aparelho irá dizer ao utilizador, o quão bem ele pode proteger o seu investimento contra a poeira ou contra a água.

Sony Xperia Z2

Como funciona a classificação IP?

A certificação IP em gadgets funciona da seguinte forma: são dois números, o primeiro dígito avalia a resistência à poeira e tem uma escala de 1 a 6. Já o segundo dígito avalia a resistência à água, e tem uma escala de 1 a 8. Desta forma, a classificação máxima que um aparelho pode obter é IP 68.

Classificação IP

Como é que o Galaxy S5 e o Xperia Z2 são à prova de água?

Para que o seu gadget esteja protegido contra a água e poeira, os pontos vitais do mesmo, precisam de ser selados internamente (como é o caso do Xperia Z2) ou precisam de utilizar tampas de borracha para os vedar (como acontece no Galaxy S5). No segundo caso, se essas tampas não forem totalmente fechadas antes do aparelho submergir, vão haver sérios problemas.

Samsung Galaxy S5 waterproof

Como, ainda, quase ninguém tocou no Galaxy S5, como é que sabemos o quanto ele pode ser imerso na água ou qual a sua resistência ao pó? Simples, o S5 possui uma certificação IP67. Noutras palavras, o Galaxy S5 é completamente resistente à poeira e pode ser submerso em água numa profundidade de até 1 metro por até, aproximadamente, 30 minutos.

Já o Xperia Z2 conta com uma certificação IP58, o que significa que é parcialmente resistente à poeira e que está totalmente protegido contra a imersão. Desta forma, o aparelho pode ser levado para a piscina, banheira, etc…

E o iPhone, é a prova de água?

Os iPhones 5S e 5C não são impermeáveis. A Apple voltou-se mais para o lado do design dos seus aparelhos e, para não comprometer o estilo dos gadgets, optou por não incluir nos seus smartphones, a capacidade de estes serem resistentes à agua e à poeira.

Apesar disso, existem no mercado capas para o iPhone que oferecem este tipo de proteção. A LifeProof e a Griffin oferecem capas com a certificação IP68, o que é mais do que suficiente para se puder levar o smartphone para a piscina.

iPhone 5 capa à prova de água

Capa à prova de água para iPhone da LifeProof.

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!