iPhone 5s e iPhone 5c

Por vezes, o seu iPhone ou iPad pode apresentar alguns comportamentos estranhos. Muitas das vezes, estes comportamentos podem ser remediados utilizando umas das opções de reposição que tem ao seu dispor.

Com tantas opções de configuração acessíveis no iOS 7, pode-se, facilmente, corrigir os problemas que fazem com que o seu aparelho tenha mau desempenho. Por vezes, vários sites, aconselham a restaurar as configurações de fábrica, mas, nós achamos que esta solução deve ser utilizada apenas em último caso.

O iOS 7 não é, como sabemos, livre de problemas. A pensar nisso, vamos apresentar soluções práticas e rápidas para pôr o seu dispositivo em forma!

 

Ligar o modo de voo

Uma das soluções mais fáceis quando está com problemas em aceder à internet é ligar o modo de voo. Isto irá desconetar o seu aparelho de todas as ligações de rede.

Ao desligar o modo de voo irá, eventualmente, reparar no aumento do número de “bolinhas” da força do sinal da rede telefónica e a ligação WiFi também ficará mais rápida. Isto, claro, se tiver problemas com a sua conexão de rede.

iOS 7 configurações

 

Fechar ou apagar apps com “mau comportamento”

Se tiver a opção “Atualizações em segundo plano” ativada, poderá não saber quando é que uma das suas apps favoritas foi atualizada. Por vezes, estas atualizações podem causar problemas e comportamentos estranhos.

Fechar e reiniciar o programa irá, na maior parte das vezes, solucionar o problema. Para isso, dê um duplo clique no botão “Home”, de seguida, deslize lateralmente até à app a fechar e deslize-a para cima. Se, quando a reiniciar, o problema subsistir, considere apagar a app e voltar a instalá-la.

iOS 7

 

Desligar e Repor

Os iPhones e os iPads foram criados para estarem sempre ligados, mas, por vezes, é necessário limpar a memória e começar de novo, desligando o aparelho.

Para isso, mantenha pressionado o botão “Power” (localizado no topo direito do aparelho) até aparecer uma indicação para desligar, em seguida, deslize o dedo para concluir a operação (atenção, mantenha perto de si a password para desbloquear o SIM, se for o caso). Uma vez desligado, volte a pressionar o mesmo botão até aparecer o logo da Apple. Se for o caso, desbloqueie o SIM.

 

Soluções para problemas específicos:

Limpar o cache do Safari

Problemas com o Safari não são muito frequentes, mas se tiver dificuldades em abrir um determinado site ou se o Safari fecha inexplicavelmente em sites seguros, considere limpar o histórico, cookies e dados. Para isto, vá a “Definições”, escolha “Safari” e irá encontrar duas opções: “Limpar histórico” e “Limpar cookies e dados”, execute as duas e está feito! Adicionalmente poderá ir a “Avançadas”, depois a “Dados dos sites” e em seguida, escolher “Remover dados dos sites”.

Problemas com a conta do iTunes

Qualquer problema que poderá estar relacionado com o iTunes, é, normalmente, resolvido ao desligar e voltar a ligar a sua conta do serviço. Em “Definições” vá a “iTunes e App Store”, clique em “ID Apple” e selecione “Sair”. Depois, volte a fazer login e o seu problema deverá estar resolvido.

 

Quando tudo falhar, voltar a repor as definições

Repor as definições de rede

Isto pode ajudar com problemas gerais e aumentar o desempenho das apps mais dependentes da utilização da rede. Para repor as definições de rede vá a “Definições”, “Geral”, “Repor” e escolha “Repor as definições de rede”. Ao utilizar esta opção irá apagar todas as suas definições de WiFi (incluindo ligações e passwords).

Mais opções de reposição

Existem mais opções de reposição na secção “Geral” das “Definições”. Lá, irá encontrar uma chamada “Repor dicionário do teclado”, que remove todos os termos personalizados criados por si no corretor automático, outra é “Repor disposição da página principal”, que irá reorganizar todas as apps na página principal, por último, existe ainda a opção “Repor localização e privacidade”, que irá repor as definições de localização e privacidade para a sua forma original.

Repor todas as definições

Finalmente, existe a opção “Repor todas as definições”, que, apesar de não apagar nenhum programa, repõe todas as definições para as originais. Esta opção irá fazer com que o seu aparelho fique exatamente como quando o tirou da caixa. Antes de tentar esta solução final, assegure-se que faz um backup dos dados do seu aparelho e que tem uma cópia de todas as fotos e outros tipos de conteúdo.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!

 

Este artigo foi escrito por jorgevilar.com