Gaming PC Tecnologia e Gadgets

Vai comprar ou montar um PC para poder jogar os seus jogos favoritos? Conheça, neste artigo, as melhores máquinas para que consiga jogar sem problemas nem travamentos qualquer jogo que deseje. Confira já!

Quem é que não sonha em ter um computador perfeito para jogar aquele adorado jogo, não é mesmo? Muitos acabam por comprar um computador para esta finalidade, no entanto, em muitos dos casos, não fazem a escolha correta e a máquina acaba por deixar a desejar.

Alguns aspetos são essenciais na hora de escolher uma supermáquina para rodar os seus jogos sem engasgar. Conheça a seguir algumas regras básicas para comprar ou montar o seu PC para Gaming sem problemas e frustrações futuras.

 

Sistema operativo

Gaming PC sistema operativo Windows

Pode não parecer muito importante, mas o sistema operacional da sua máquina pode ter uma grande influência na execução dos jogos. O mais aconselhável é a utilização de um PC que possua a plataforma Windows. Isto porque, além de a grande maioria dos jogos serem produzidos para o Windows, é ainda necessário o DirectX 11, que é aproveitado ao máximo em todas as versões mais recentes do Windows: 7, 8, 8.1 e 10.

O DirectX 11 é um software que permite que os gráficos dos jogos sejam cada vez mais detalhados e melhor renderizados, de forma a que os jogos sejam cada vez mais realistas.

 

Processador

Gaming PC processador

A escolha do processador é um dos aspetos mais importantes na hora de comprar ou montar a sua máquina para jogar. No caso ideal, procure optar por processadores da série Intel Core i7 (que possuem um custo relativamente elevado) ou da série AMD FX (que possuem um desempenho semelhante, mas com um custo inferior). Caso não pretenda gastar tanto dinheiro, os processadores da série Intel Core i5 também são muito boas opções.

Processadores com GPU integrada devem ser evitados ao máximo, por sobreaquecerem muitíssimo.

 

Placa gráfica

Gaming PC placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 780

Quando for comprar a sua placa gráfica, tenha em consideração a quantidade de memória VRAM, a largura de banda e a velocidade da memória. Da mesma forma como é essencial uma boa quantidade de memória VRAM, também é importante optar por modelos GDDR5, pois possuem velocidades muito superiores aos modelos GDDR3.

Placas que cumpram todos estes requisitos vão ter um melhor desempenho na execução dos seus jogos, independente da exigência gráfica dos mesmos.

Outro aspeto importante é saber combinar os vários componentes do seu gadget. Por exemplo, se investiu em um processador da Intel, deve apostar nas placas gráficas Nvidia GeForce. Por outro lado, se optou pela AMD, as placas ATI Radeon farão um ótimo trabalho.

 

Memória RAM

Gaming PC memória RAM

No que diz respeito à memória RAM não é necessário entrar em grandes detalhes, não é? Opte por uma memória RAM com, no mínimo, 8 GB do tipo DDR3. As memórias RAM desta categoria são mais velozes e raramente têm problemas, mesmo quando submetidas a grandes cargas.

Disco rígido / SSD

Gaming PC memória SSD

É nos discos rígidos (HD) / SSDs que vai instalar e guardar os seus jogos. Opte por HDs acima dos 500 GB! O grande problema dos discos rígido é a sua reduzida velocidade. Se estiver disposto a gastar um pouco mais para obter um aparelho mais veloz, opte por um SSD, que terá uma taxa de transferência consideravelmente superior aos discos rígidos tradicionais.