Unpacked 5

 

A Samsung realizou nesta quarta-feira (25) a sua apresentação na Mobile World Congress 2014. Caracterizada como sendo a apresentação mais esperada de toda a feira, a empresa sul-coreana mostrou o que todo o mundo queria ver, o novo Galaxy S5.

O Galaxy S5 e o Gear foram as grandes novidades da Samsung

A apresentação, com pouco mais de 40 minutos, foi focada principalmente no tão esperado Galaxy S5 e nos novos gadgets vestíveis da companhia, o Gear 2, o Gear 2 Neo e o Gear Fit.

 

O novo Samsung Galaxy S5

Samsung Galaxy S5

As 4 cores em que o Galaxy S5 estará disponível.

O novo aparelho da Samsung teve poucas mudanças em termos de configurações técnicas, sendo que o seu processador é o novo Qualcomm Snapdragon 801, um quad-core de 2,5 GHz. O Galaxy S5 tem ainda um display de 5,1 polegadas Super AMOLED e resolução Full HD, 2 GB de RAM e versões com 16 GB e 32 GB de armazenamento interno. A câmera traseira tem uma resolução de 16 megapixels e a câmera frontal tem resolução de 2 megapixels.

O visual do Samsung Galaxy S5 não é muito diferente do visto no S4 e tem sido muito discutido, pois alguns pensavam que a Samsung iria fabricar a carcaça do smartphone em metal, mas o novo modelo ainda é do bom e velho plástico.

No novo Galaxy S5, não há acabamentos em metal falso na parte traseira, sendo que esta tem agora uma textura com pequenas perfurações estilizadas para dar ao utilizador mais firmeza ao segurar o gadget. A Samsung denomina o novo conceito do smartphone de “moderno e refrescante”. O Galaxy S5 estará disponível em quatro tons – azul, dourado, branco e preto.

Galaxy S5

Apesar de tudo, o Galaxy S5 não é muito diferente do S4. A forma do smartphone é semelhante e o corpo é um pouco maior do que o do S4, tendo 14,2 cm de altura, 7,25 cm de largura e 0,81 cm de espessura, o que representa um aumento de peso em 15 gramas.

Entretanto, o botão Home do S5 contém uma das mais intrigantes características do aparelho, um sensor de impressões digitais, que está colocado na mesma posição do sensor ID do iPhone 5S, mas a tecnologia da empresa sul-coreana é um pouco diferente.

Enquanto que o sensor ID do iPhone 5S requer que você coloque o dedo sobre ele, o sensor do Galaxy S5 requer que o dedo seja deslizado sobre o mesmo, mas ainda assim, é mais fácil de utilizar do que o sensor traseiro do HTC One Max. Além de desbloquear o smartphone, o sensor de impressões digitais pode ser ainda utilizado para autorizar transações bancárias e pagamentos via PayPal.

Galaxy S5 PayPal

O sensor de impressões digitais é apenas um dos vários novos recursos que não se pode apreciar nem utilizar simplesmente olhando para o aparelho. A resistência à água e à poeira é outra das principais características do Galaxy S5, que tem a sua porta USB na parte inferior, selada por uma borracha, permitindo assim que o smartphone fique imerso, sem haver o risco de danificar o aparelho.

Gear 2 e Gear Fit, a nova geração de smartwatches

Samsung Gear 2

Outra grande novidade apresentada na conferência da Samsung foi a nova geração de smartwatches. Os relógios inteligentes Gear 2 e Gear 2 Neo ganharam o Tizen como sistema operacional, mas continuam completamente integrados aos aparelhos da linha Galaxy.

O Gear 2 conta com uma câmera de 2 megapixels e tem um display Super AMOLED de 1,64 polegadas com resolução de 320×320 pixels. O gadget conta ainda com um processador dual-core de 1 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento interno. A diferença entre o Gear 2 Neo e o Gear 2 “normal”, é que o Neo não tem câmera.

Gear 2

Por fim, a Samsung revelou ainda uma variação dos seus relógios, o Gear Fit. Este novo gadget vestível pesa apenas 27 gramas e conta com várias braceletes trocáveis, sendo perfeito para quem pratica atividades físicas. Assim, como nos relógios, apesar de utilizar o Tizen como SO, a integração com o Android é total e permite ao usuário receber emails, notificações e mensagens de texto. O Gear Fit conta também com um sensor para contar os batimentos cardíacos dos utilizadores.

Samsung Gear FitTodos estes produtos (Galaxy S5, Gear 2, Gear 2 Neo e Gear Fit), chegam às lojas de 150 países no dia 11 de abril deste ano, mas ainda não têm preço definido.

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!