Jolla

Jolla, é o nome do primeiro smartphone criado pelos ex-funcionários da Nokia. Este novo aparelho foi lançado na Finlândia,  na quarta-feira passada (27), como havia sido prometido no início deste ano. O Jolla não foi criado para competir com gigantes do mercado em relação às suas especificações técnicas, mas o software é algo que realmente impressiona pela inovação.

O sistema operativo Sailfish OS dispensa botões físicos e é baseada em gestos. Por exemplo, para ativar o smartphone, toque duas vezes no ecrã, para aceder aos menus, deslize a partir da borda superior do display e para voltar ao ecrã inicial, passe o dedo na borda direita (ou esquerda) da tela. Para fechar apps basta deslizar o dedo pela borda superior do gadget.

O aparelho conta ainda, com um ecrã de 4,5 polegadas (de resolução de 960×540), processador Snapdragon dual-core de 1,4 GHz, 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno.

Jolla

Para quê ser potente, se pode ser inovador!

Apps

Há uma SDK (Software Development Kit) para os desenvolvedores que irão utilizar o Sailfish OS, assim o Jolla também pode utilizar apps do android, mas o Google Play não está disponível no aparelho, mas sim, uma loja alternativa de apps, a Yandex.Store.

A Yandex Store conta com cerca de 85.000 apps disponíveis para download, como por exemplo, o Facebook, o Twitter e os Angry Birds. Além das apps disponíveis para download, é ainda possível, instalar extensões .APK diretamente no smartphone.

Jolla

Troca de botões por gestos, inovação ou teimosia?

The Other Half

“The Other Half”, é o nome das capas para o Jolla. Poderiam ser apenas mais umas capinhas personalizáveis, mas o Jolla foi mais longe, além de cada capa incluir a funcionalidade NFC, ela também muda a cor e as fontes da interface, ou abre um app escolhida por você. Isto é possível graças ao barramento I²C, um circuito que se liga ao smartphone para lhe enviar comandos.

The Other Half Jolla

Exemplo de uma capa “The Other Half” vermelha.

Especificações do Jolla:

-Sistema operacional: Sailfish OS;

-Ecrã: 4,5 polegadas (com resolução: 960×540);

-Processador: Snapdragon dual-core de 1,4 GHz;

-Memória RAM: 1 GB;

-Armazenamento interno: 16 GB;

-Câmera traseira: 8 megapixels (flash LED);

-Câmera frontal: 2 megapixels;

-Bateria: 2.100 mAh;

-Espessura: 9,9mm;

-Peso: 141g;

-Preço: 917 R$/ 399 €.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!