Steam machine Valve

Que existe uma grande disputa entre a Xbox One e a Playstation 4 já todos nós sabemos, mas que tal um terceiro adversário? Sim, nós estamos a falar das Steam machines da Valve. Assim, o duelo não será apenas a dois mas sim a três: Valve, Microsoft e Sony. Nós sabemos o que você está a pensar: as Steam machines da Valve não são capaz de competir com as consolas da Sony e da Microsoft, mas caro leitor, não subestime a Valve.

Como é que as Steam machines foram reveladas

Logo depois de dizerem que o Piston, da xi3, seria o protótipo da “tal máquina de jogo” da Valve, a verdade veio à tona: esse tal projeto era apenas um grande engano, ainda assim, o engano levou-nos a vislumbrar o verdadeiro projeto da Valve, pois a proposta da Valve é bastante similar ao que foi proposto pelo Piston. Trata-se de um PC com configurações dedicadas a jogos num tamanho extremamente reduzido, como pode ser visto na foto abaixo:

Steam machine Piston

Protótipo da Steam machine da xi3.

 

Especificações técnicas

As notícias sobre as Steam machines chegaram para clarear as nossas ideias, e agora o que se sabe é que as Steam machines terão especificações superiores às da PS4 e da Xbox One. Veja abaixo algumas especificações já confirmadas das Steam machines:

-GPU: Nvidia GeForce GTX Titan, GTX 780, GTX 760 ou GTX 660

-CPU: algumas unidades com Intel i7-4770, outras com i5-4570 ou i3

-RAM: 16 GB DDR3-1600 (CPU), 3 Gb GDDR5 (GPU)

-Armazenamento: SSHD híbrido 1TB/8GB

-Fonte de alimentação: 450 W 80plus Gold

-Dimensões: 30,5 cm x 31,5 cm x 7,4 cm

Agora, imagine que comprou uma Steam machine e quer melhorar as configurações da máquina. Isso será possível! As Steam Machines serão feitas de componentes de PC’s comuns, disponíveis no mercado, ou seja, o usuário poderá alterar as peças que quiser e fazer “upgrades”.

Tecnicamente, a Valve não será a única responsável por montar e vender estas máquinas. Qualquer empresa poderá construir um aparelho com a configuração desejada, desde modelos mais baratos e simples a máquinas super potentes.

A Valve anunciou que as Steam machines não serão um produto popular, mas sim para uma parcela do público que se possa interessar por um PC muito potente com um tamanho ideal para a sala de estar. Uma das desvantagens das Steam machines é que estas serão bem mais caras do que os seus concorrentes.

Abaixo pode ver um vídeo feito pela Valve para mostrar um pouco do Steam Controller, que tem poucos botões:

A Microsoft já reagiu em relação às Steam machines

O vice-presidente da Microsoft disse que a Microsoft não acredita numa grande ameaça vinda das Steam machines. Não é sábio subestimar o concorrente, mas o presidente não foi de todo arrogante, o mesmo declarou ter uma grande admiração pela Valve e pelas suas invenções “realmente inteligentes”, além de revelar um bom relacionamento com a empresa de Gabe Newell. Na tradução das próprias palavras do vice-presidente da Microsoft, o mesmo disse: “Nós achamos que o modelo de negócios da Xbox One, farão com que a nossa plataforma seja muito bem-sucedida”. Será um excesso de confiança ou Xbox One é mesmo muito boa?

Xbox One

A Xbox One será a próxima consola da Microsoft.

Vale ressaltar que as Steam machines só deverão chegar ao mercado em 2014.

Se quiser saber mais sobre as Steam machines clique aqui.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter  para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!