Windows XP

Após a atualização o arquivo svchost.exe consome 99% da CPU

Há algum tempo, os utilizadores do Windows XP reclamam que o arquivo svchost.exe utiliza 99% da CPU após a atualização através do Windows Update.

Até mesmo os utilizadores que instalaram recentemente o Windows XP Service Pack 3 (SP3) “do zero” e atualizaram-no via Windows Update estão a sofrer este problema, indicando que a causa não é nenhum driver ou aplicação externa, e sim, alguma atualização do sistema.

svchost.exe

O arquivo svchost.exe utiliza 99% da CPU dos computadores com o Windows XP

De acordo com Doug Neal, da equipa do Windows Update da Microsoft, o problema acontece quando o Windows Update analisa a lista de atualizações internas do IE 6 e do IE 7. Como essa lista é imensa, o Windows Update congela a meio do processo, mantendo o arquivo svchost.exe ocupando toda a CPU por um longo período de tempo (mais de 15 minutos).

No último conjunto de atualizações mensais, no dia 11 de novembro, a Microsoft corrigiu a rotina de análise da lista de atualizações do IE 6 e do IE 7, mas o problema do arquivo svchost.exe continua. Doug informou que a correção será lançada o mais brevemente possível, talvez na atualização mensal de dezembro, ou para a felicidade dos utilizadores, bem antes.

Curiosamente a Microsoft disponibilizou uma correção para este mesmo problema em 2007, quando o Service Pack 2 fazia o arquivo svchost.exe ocupar toda a CPU enquanto o Windows Update estava a trabalhar. Agora, resta tirar essa correção do fundo do baú e disponibilizá-la para os utilizadores do Windows XP.

Este problema, talvez seja um pressentimento de que este SO tão famoso, deverá enfim aposentar-se e deixar o seu legado com os seus sucessores.

 

Obrigado por terem lido, fiquem connosco para saberem sempre as últimas sobre tecnologia e até a próxima!