Windows 10 menu Iniciar

Programado para as primeiras semanas do ano que vem, o evento para o qual a Microsoft prometeu o “próximo capítulo” do novo sistema operacional teve uma baixa importante no início do mês, pois o site WinBeta vazou diversas informações sobre o sucessor do “odiado” Windows 8.1.

A nova versão vazada do Windows 10 apresenta mudanças significativas no sistema operacional!

A build vazada, número 9901, ainda não foi oficialmente disponibilizada ao público pela Microsoft. Aliás, é bem provável que o evento marcado para o início de 2015 seja, justamente, para apresentar essa build ao mundo. A nova versão do Windows 10 apresenta diversas novidades relativamente à versão anterior, que já foi disponibilizada para download. Na maioria, são melhorias funcionais e visuais, que prometem agradar os amantes do sistema operativo.

Windows 10 campo de pesquisa

Logo ao iniciar o sistema, somos confrontados com um campo de pesquisa na barra de tarefas, que é a porta de entrada para a assistente Cortana. Além de ser possível executar comandos de voz para a assistente do SO e de procurar por conteúdos no próprio sistema operacional, o campo de pesquisa também tem acesso direto ao motor de pesquisa Bing. Para quem achar a barra de pesquisa incómoda, será possível deixar apenas um botão ou esconder completamente o campo de busca.

Windows 10 Cortana

O visual dos programas metro também foi remodelado. As barras superiores incluídas nos programas nas primeiras builds do Windows 10 foram modificadas, contando, agora, com um design que faz jus ao visual inovador do sistema operacional. O objetivo, aqui, foi tornar os programas da Windows Store visualmente parecidos com qualquer app para smartphones. Além do novo visual, bem mais agradável, as janelas possuem, agora, um botão de fullscreen e o famoso botão “sanduíche” (dos aparelhos móveis) para abrir as configurações ou opções de determinado programa.

Windows 10 metro apps

Alguns programas metro específicos também ganharam uma nova cara e novas funcionalidades nesta nova build. A app “Fotos” é, agora, mais parecido com a galeria de imagens do Android, mas com uma barra de opções à esquerda, onde é possível alternar entre todas as fotos ou todos os álbuns. O programa “Definições” está a ser melhorado para, quem sabe no futuro, substituir o painel de controlo. Nesta versão, pelo menos, já não é possível aceder ao Windows Update a partir do painel de controlo.

Uma das maiores novidades foi a inclusão de uma app dedicada à Xbox no SO. Essencialmente, o programa é uma ponte de acesso entre a consola da Microsoft e o novo sistema. Na nova app, será possível ter acesso à lista de amigos, ao feed de notícias e ao progresso dos jogos da Xbox Live. Especula-se, até, que a empresa de Redmond esteja a trabalhar em incluir a opção de rodar jogos da consola diretamente no sistema operacional.

Windows 10 Xbox app

Estas são, provavelmente, todas as novidades que a Microsoft está a planear revelar ao público em janeiro. No entanto, é possível afirmar que ainda não estamos perto da data de lançamento do Windows 10, uma vez que, mesmo com o SO praticamente completo, a Microsoft é minuciosa em rever e melhorar cada vez mais o seu sistema operativo, de forma a entregar ao mundo um Windows à altura da empresa.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!