UC Browser para PC

O UC Browser, outrora, um navegador exclusivo para smartphones e tablets, acaba de lançar uma versão para PCs. O navegador já está disponível nos site oficial e para fazer o download basta aceder ao site oficial da UCWeb.

Originalmente desenvolvido para smartphones, o navegador UC Browser faz o caminho inverso e lança, agora, uma versão para computadores.

O navegador UC Browser, que pertence à gigante do e-commerce asiática Alibaba, é um programa que, apesar de ser recente, tem vindo a conquistar mercado por todo o mundo. De acordo com os dados do site StatCounter, o UC Browser já é o terceiro navegador móvel mais popular do mundo entre os que não vêm pré-instalados nos gadgets. A sua estratégia é claramente focada nos mercados emergentes da Ásia, África e América Latina. Obviamente, o Brasil não ficou de fora e é um dos países mais importantes para a UCWeb.

Em terras brasileiras, o navegador conta com mais de 2 milhões de usuários por mês e mais de 3 milhões de downloads na Google Play. De acordo com Raphael Farinelli, responsável pelo marketing da app no Brasil, “o mercado brasileiro tornou-se uma prioridade para a empresa e, se os negócios continuarem a evoluir da forma como vem ocorrendo, poderemos ter em breve um escritório sediado in loco.”

UC Browser for PC Homescreen

Raphael acrescenta ainda que a razão de tal sucesso se deve a algumas inovações técnicas do navegador: “no Brasil, tais como em outros países em desenvolvimento, existe alguma deficiência em termos de infraestrutura de telecomunicações, sendo que o serviço tende a ser lento e ineficaz. Isso acaba por ser uma vantagem competitiva para o UC Browser, uma vez que a app foi pensada, principalmente, para acelerar a navegação e os downloads, de forma a suprir a carência de bons serviços de internet móvel.”

De facto, não é nenhum segredo o que os utilizadores sofrem, devido às operadoras, na utilização diária dos seus dispositivos móveis. No entanto, basta uma rápida análise dos comentários na Google Play para verificar que o UC Browser aparenta solucionar este problema, pois abundam comentários a elogiar a velocidade de navegação e download do navegador.

UC Browser para PC opções

Dos pequenos para os grandes gadgets

Quando se analisa a história de outros navegadores móveis, como o Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera, vemos que os mesmos vieram dos computadores, ou seja, primeiro tiveram uma versão para PC para depois migrarem para os dispositivos móveis. Com o UC Browser passou-se exatamente o contrário. O navegador, cuja simpática mascote é um esquilo chamado UU, iniciou a sua trajetória já na era dos smartphones, onde estabeleceu o seu público base.

Assim sendo, porque migrar para o já ultra competitivo mercado dos navegadores para computadores? De acordo com Jerry Wen, líder da iniciativa, este desejo partiu dos usuários: “nas pesquisas com os nossos utilizadores, uma crítica constante foi a falta de um browser para PCs. Os usuários desejavam uma plataforma na qual pudessem transitar entre os smartphones e os computadores. Já sabendo da nossa reputação de oferecer bons serviços, foi pedido que o UC Browser proporcionasse esta transição, uma vez que os competidores falhavam em fazê-la adequadamente.”

UC Browser para PC Cloud Sync

Desta forma, o UC Browser para PC vem equipado com as, já tradicionais, funções aclamadas pelos utilizadores móveis, como, por exemplo, o pré-carregamento e gerenciador de downloads inteligente, que categoriza e organiza os arquivos transferidos automaticamente. A novidade fica por conta do design e do Cloud Sync, que permite a sincronização de conteúdo entre o smartphone e o computador. As possibilidades de instalar extensões, temas e personalizar a página inicial também estão presentes nesta versão.

“Se, anteriormente, o UC Browser estava presente em 90% da vida online dos usuários, penso que agora atingimos os 100%”, brinca Raphael. “Nas horas de lazer, descanso ou trabalho, não importa, os utilizadores terão sempre o nosso esquilo laranja por perto”.