WhatsApp, ICQ, Kik, Skype

O mercado de mensageiros instantâneos já era bem recheado de grandes apps, e agora, com o regresso do mundialmente conhecido ICQ, a batalha por quem tem mais usuários está a ficar acirrada. As quatro apps analisadas parecem ser perfeitas para diferentes tipos de utilizadores. Assim, antes de optar por uma delas é preciso levar em conta o que se espera de determinada app para a comparar com as outras opções do mercado.

Um bom mensageiro instantâneo é essencial em um smartphone, mas qual a app que tem aquele diferencial que tanto procuramos?

Enfim, para ajudar futuros donos de gadgets ou quem quer mudar para outro mensageiro, colocámos as apps mais populares do mercado frente a frente para ver quem se destaca.

 

WhatsApp

WhatsApp

A primeira app que vem à cabeça quando se fala em mensagens instantâneas. O WhatsApp oferece um misto de praticidade e objetividade do SMS com vários recursos adicionais. O diferencial do programa é que este não apresenta os incômodos anúncios, corriqueiros entre outras apps. Os rendimentos do WhatsApp vêm da taxa anual de US$ 0,99, que apenas é cobrada após 1 ano de utilização do mensageiro.

WhatsApp Messenger

Entre as funções da app temos, criação de grupos de conversa, registo por meio do número de telefone, personalização do status e da área de chat, criação de lista de favoritos e a partilha de alguns tipos de arquivos (tais como, fotos, vídeos, áudio, contatos e localização). A app está disponível para aparelhos Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, Symbian e Nokia S40.

Para um uso mais pessoal, o WhatsApp pode ser uma boa escolha. Sendo o mensageiro mais utilizada no mundo, é bem provável encontrar um grande número de contatos que utilizam o programa, e, caso não precise de chamadas de vídeo ou voz nem da partilha de diferentes tipos de arquivos, o WhatsApp é perfeito.

 

Kik Messenger

Kik Messenger

O Kik Messenger é um dos mensageiros mais conhecidos no mundo inteiro. Com mais de 100 milhões de usuários, o que diferencia o Kik dos seus concorrentes é o facto de que não exige um número de telefone para o registo, sendo possível usar a app em tablets sem cartão SIM e até no PC (por meio de programas como o Bluestacks). Basta preencher o formulário de registo com uma ID que ainda não esteja a ser utiliza, entre outras informações.

Kik

O Kik Messenger assemelha-se muito com a maioria dos mensageiros que se encontra na internet, mas com algumas funções diferenciadoras, já que a app suporta grupos de conversa, acesso à câmera do aparelho, partilha de fotos, de desenhos e de memes (imagens de caráter humorístico populares na internet), além de suportar o envio de vídeos do YouTube.

O Kik é um mensageiro bastante básico, para uso pessoal, uma vez que ele não conta com suporte a chamadas nem a mensagens de voz. O suporte a desenhos feitos no display e a vídeos do YouTube faz da app um Messenger para se utilizar com amigos, de forma informal.

 

Skype

Skype

O Skype já é um velho conhecido entre os programas de computador. O seu ponto alto foi levar aos usuários recursos de vídeo e áudio quando o MSN ainda não suportava tais serviços. O programa está entre os maiores mensageiros dos últimos anos, tendo sido chamado até para substituir o popular MSN.

Skype Android

A versão mobile do Skype tenta reproduzir fielmente os recursos encontrados na versão para computadores. Os recursos mais apelativos são as chamadas telefônicas através de planos de minutos do próprio Skype, chamadas de voz via internet com qualquer smartphone que tenha o Skype instalado, partilha de arquivos, chamadas de vídeo e um pacote de ligações gratuitas limitadas. A app está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Nokia X e BlackBerry.

Para quem já utiliza o Skype para desktop, seja para trabalho ou não, a app mobile do Messenger da Microsoft é uma boa escolha para quem necessita realizar chamadas de vídeo ou para quem precise manter o contato com alguém que está disponível apenas via desktop. A transferência de arquivos é perfeita para quem precisa partilhar um relatório ou qualquer outro documento com alguém da sua lista de contatos.

 

ICQ

ICQ

O pioneiro dos mensageiros instantâneos, com mais de 100 milhões de usuários registados nos primeiros cinco anos de existência. Apesar de continuar a ser atualizado até meados de 2012, perdeu muitos utilizadores para o MSN e para o Facebook. 2014 marcou o ano do renascimento de um dos melhores mensageiros já feitos. Agora, em plataforma mobile, o ICQ procura retornar ao posto de maior mensageiro do mundo.

ICQ Messenger

A versão móvel do ICQ não chega a ser muito diferente de outros Messengers do mercado. A app conta com chamadas de áudio e vídeo, integração com o número de telefone e com o ID de utilizador do ICQ, personalização da área de chat, criação de grupos, conectividade com o Google Talk e com o Facebook, transferência de arquivos e chamadas telefônicas por meio de um plano de minutos do ICQ. O programa está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Symbian, BlackBerry e Bada.

O ICQ parece ser uma mistura do que as duas apps anteriores têm de melhor. O seu ponto negativo é, justamente, a dificuldade de encontrar contatos que utilizam o programa, visto que o mesmo foi lançado há pouco tempo.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!