Winamp

O fim da uma história?!

A partir do dia 20 de dezembro de 2013, um dos mais famosos players do Windows, o Winamp, será descontinuado. A Nullsoft, desenvolvedora do player, anunciou recentemente o fim do suporte ao programa, que tem mais de 15 anos de existência e que se tornou popular no fim dos anos 90.

Junto ao encerramento do suporte ao programa, ao fim chegam também, todos os serviços associados, como rádios online e páginas de suporte a “skins”. A Nullsoft também irá encerrar o suporte ao download de qualquer versão do programa por meio do seu site oficial. Você pode fazer o download do Winamp a partir do seu site oficial, antes do encerramento do suporte, para isto, basta clicar aqui.

O Winamp foi lançado em 1997, pelos universitários Justin Frankel e Dmitry Boldyrev. A intenção inicial era a de que o programa fosse compatível com músicas no formato MP3, que ganhou popularidade pouco tempo depois, graças a diversos sistemas de partilha de arquivos através da internet.

A Nullsoft, produtora fundada pela dupla de universitários para trabalhar no Winamp e em serviços associados, foi comprada pela AOL em 1999, e desde então deu total suporte ao lançamento de novas versões ao longo dos anos, incluindo a fatídica versão 3.0, que foi mal recebida pelos utilizadores e descontinuada pouco tempo depois. A versão 5.66 é a mais atual e ainda está disponível, o seu principal atrativo é o pouco consumo da memória do PC.

Winamp

Interface do programa

 

Obrigado por terem lido, fiquem connosco para saberem sempre as últimas sobre tecnologia e até a próxima!