WWDC 2014

Na passada segunda-feira (2/6) aconteceu a edição de 2014 da WWDC, a conferência anual de desenvolvedores da Apple. O evento trouxe grandes novidades para os clientes da empresa de Cupertino, sendo que as grandes estrelas da WWDC 2014 foram o OS X Yosemite e o iOS 8, além de outras grandes surpresas como a “Swift”, a nova linguagem de programação criada pela Apple.

O evento da Apple teve de tudo, desde críticas à Google e à Microsoft até uma nova linguagem de programação!

 

OS X Yosemite

OS X Yosemite

Apenas um ano depois do lançamento do OS X Mavericks, a Apple anunciou o sucessor do famoso SO para Mac. A apresentação também serviu para que Tim Cook fizesse um pequeno ataque à Microsoft. Para isso, o CEO da Apple referiu que o OS X Mavericks conquistou, em apenas um ano, 51% de todos os Mac’s em funcionamento atualmente, um número bem superior ao do Windows 8, que está instalado em apenas 14% dos computadores do mundo com Windows desde o seu lançamento, há dois anos atrás.

O OS X Yosemite traz um design totalmente novo para o OS X, com o sistema operacional a aproximar-se ainda mais do design da plataforma móvel da empresa de Cupertino, agora com um visual flat e mais limpo, comparado com o seu antecessor. Uma característica interessante do novo SO é o “Dark Mode”, que torna as barras de ferramentas translucidas em barras cinza escuro, para que as pessoas não se distraiam com a interface padrão do OS X.

Apple OS X Yosemite

O calendário ganhou uma nova versão totalmente baseada na app para o iOS, o Messages teve apenas uma modificação no seu visual, adotando agora o design flat do restante SO. O Spotlight foi outra função que recebeu um tratamento especial no Yosemite, já que o campo de buscas ficou muito mais intuitivo, com a barra de pesquisa no centro da interface. O Spotlight permite ainda a busca por pessoas, desde que elas estejam na sua lista de contatos.

O navegador padrão do OS X, o Safari, recebeu uma nova cara. Agora, o campo de busca lista os sites mais visitados pelo utilizador, sugestões do Spotlight e uma prévia de pesquisas do Google. Outra nova ferramenta do navegador é a possibilidade de ver todas as abas em simultâneo, uma forma mais rápida de navegação.

 

iOS 8

iOS 8

Mudando de plataforma, a apresentação do iOS 8 também serviu para atacar a gigante Google. A Apple referiu que, enquanto 89% dos seus aparelhos já utilizam o iOS 7, apenas 9% dos usuários do Android usam a versão 4.4 KitKat. Para além disto, há ainda o facto de 99% dos malwares móveis serem feitos para o sistema operacional da Google.

O Spotlight também foi otimizado para a plataforma móvel, agora é possível pesquisar por apps, notícias, músicas e filmes do iTunes, além de restaurantes e outros estabelecimentos.

Apple iOS 8

O teclado também foi remodelado nesta nova versão do SO móvel, agora, enquanto o usuário digita, sugestões para completar a frase aparecem no display, acima do teclado. Esta função já é bastante conhecida em outras plataformas, mas é uma novidade para os utilizadores da Apple. Além disto, é agora possível instalar teclados de terceiros, como o famoso Swiftkey para Android.

 

Swift

Swift AppleA principal surpresa do evento foi a nova linguagem de programação criada pela Apple, a Swift. Esta nova linguagem foi criada especialmente para o desenvolvimento de apps para iOS e OS X.

A Swift foi projetada para ser tão intuitiva quanto as linguagens interpretadas, como o Python e o Javascript, mas mantendo a flexibilidade e segurança das linguagens compiladas como o C e o Objective-C.

Segundo Tim Cook, CEO da Apple, a Swift foi projetada para eliminar os erros de programação mais comuns e recorrentes, como múltiplos tipos de retorno, sobrecarga de operadores, entre outros problemas comuns encontrados em outros tipos de linguagens.

 

Se gostou deste artigo, subscreva a nossa Newsletter  para receber as últimas novidades do mundo da tecnologia no seu email!