O programa mais indicado para a instalação de uma ROM personalizada no Android é, certamente, o famoso CyanogenMod. O programa foi adicionado à Play Store no início de novembro, mas cerca de duas semanas depois, foi retirado da loja de apps sob a acusação de violar os termos de desenvolvedores do Android, o que faz acreditar que o programa apresente algum tipo perigo para os aparelhos, como por exemplo, malwares.
Mas, ao contrário disso, a app em si não oferece qualquer tipo de risco aos seus utilizadores. Por isso, a causa real para a remoção da app da Play Store foi que, como o programa “incentiva” o utilizador a modificar o sistema operacional do aparelho, invalida a garantia do mesmo.
Ainda assim, é possível instalar o CyanogenMod por meios alternativos, sendo o mais fácil: -baixar o .APK no site do CyanogenMod e permitir a instalação de apps de “fontes desconhecidas” no seu Android. Ainda assim, a equipa do CyanogenMod quer disponibilizar o instalador por meios oficiais (agora, estão a tentar incluí-lo nas lojas de apps da Samsung e da Amazon).
E você, usa ou já usou o CyanogenMod no seu Android, se sim, comente qual foi a sua experiência de uso do programa.
Já usei. Tenho um Galaxi Fit, veio com o Android 2.2 original.
Coloquei o Cyanogen com o Android 2.3.7, mas as vezes ele travava e reiniciava em loop.. tinha que tirar a bateria e ligar denovo.
Depois coloquei o Cyanogen com o Android 4.2.2, esse sim funcionava 100%, melhor inclusive que as versões originais do aparelho, mas como o hardware do aparelho é fraco, ele ficava meio lento.
Acabei voltando pra versão 2.3.4 original, a mais nova que é possível instalar nele.
No mais o mod é muito bom.. com aparelhos melhores deve ficar show!