Há algum tempo, os utilizadores do Windows XP reclamam que o arquivo svchost.exe utiliza 99% da CPU após a atualização através do Windows Update.
Após a atualização o arquivo svchost.exe consome 99% da CPU
Até mesmo os utilizadores que instalaram recentemente o Windows XP Service Pack 3 (SP3) “do zero” e atualizaram-no via Windows Update estão a sofrer este problema, indicando que a causa não é nenhum driver ou aplicação externa, e sim, alguma atualização do sistema.
De acordo com Doug Neal, da equipa do Windows Update da Microsoft, o problema acontece quando o Windows Update analisa a lista de atualizações internas do IE 6 e do IE 7. Como essa lista é imensa, o Windows Update congela a meio do processo, mantendo o arquivo svchost.exe ocupando toda a CPU por um longo período de tempo (mais de 15 minutos).
No último conjunto de atualizações mensais, no dia 11 de novembro, a Microsoft corrigiu a rotina de análise da lista de atualizações do IE 6 e do IE 7, mas o problema do arquivo svchost.exe continua. Doug informou que a correção será lançada o mais brevemente possível, talvez na atualização mensal de dezembro, ou para a felicidade dos utilizadores, bem antes.
Curiosamente a Microsoft disponibilizou uma correção para este mesmo problema em 2007, quando o Service Pack 2 fazia o arquivo svchost.exe ocupar toda a CPU enquanto o Windows Update estava a trabalhar. Agora, resta tirar essa correção do fundo do baú e disponibilizá-la para os utilizadores do Windows XP.
Este problema, talvez seja um pressentimento de que este SO tão famoso, deverá enfim aposentar-se e deixar o seu legado com os seus sucessores.
Cara, esse texto foi bem útil mesmo, não sabia o porque do windows XP estar tão devagar ultimamente, não tinha nem mais instalado o service pack 3 nas máquinas depois da formatação por ficarem lentas demais, espero que resolvam mesmo o quanto antes.
Foi na ferida, ein colega. Bela materia.
Acho que eles querem que esses usuários larguem de vez o XP!
O problema de “largar” o xp de vez amigo, é que alguns softwares comerciais, só trabalham em xp, impossibilitando a troca para outro SO.
Isso é o que dá falta de regulamentação e fiscalização do mercado, seja por parte estatal seja por autorregulamentação (uns vigiam os outros). Ele se obriga a ser o mais sociopata possível para sobreviver (selva, sem leis). Ou seja, atitudes imorais e ilegais se tornam diferenciais sutis mas decisivos na competição comercial por fatia de mercado já existente e capacidade de contratação dos melhores profissionais. As próprias empresas (as pessoas envolvidas) não gostam disso. Sao pessoas normais (menos os CEOs. Esses são psicopatas mesmo!).
No caso, é altamente anti-ético (óbvio) sobrecarregar sistemas operacionais para forçar a obsolescência programada (ver Youtube).
No capitalismo, há a necessidade de que as empresas lucrem (óbvio, novamente), mas isso deveria ser conquistado exclusivamente via inovação e abertura a novos mercados (ex.: classe C?! Índia?!). Essa de atitude anti-ética, prejudicando propositadamente o consumidor, era pra ser excesso a regra, coisa de empresa que está falindo mas não, quem não o faz é que tende a falir!
Eu não entro nessa. Meu Windows é o XP (já desinstalei o Update e o Internet Explorer há tempos), o Office é o 97 (serve ao que preciso: textos e planilhas simples), meu iPhone está prestes a partir para o Jailbreak (pois está claramente ficando lento, sem motivo de hardware que me convença do motivo, ou seja, é culpa do iOS, pois o utilizo praticamente com os mesmos programas desde que o comprei), minha TV é de plasma 720p (não vejo motivo para mais qualidade do que isso – e ela ainda não queimou!) e ainda:
Roupas: nem lembro a ultima vez – sempre desagradável – que tive de ir a uma loja comprar;
Carro: tenho um A3 aut. e não troco por um novo menos confortável (pelo visto vou andar de Audi o resto da vida).
Ar condicionado: um split comprado (já usado!), pelo que parece, antes dessa sandice de obsolescência programada de eletrodomésticos que não duram mais de 2 anos.
Conta bancária: não dou dinheiro a banco. Minha conta é uma conta digital que não paga taxa alguma e meu dinheiro está investido todo em ações, ou seja, não está na mão do banco. O que eles ganham são umas miseras taxas de corretagem quando porventura atualizo a carteira. Alias, recomendo abrir contas digitais em todos os bancos. Conta digital não paga nem DOC/TED.
Cartão de credito: 100 reais de taxa ao ano (por causa da mudança da conta no banco) que ainda estou analisando se é um gasto necessário (creio que sim, pois como as lojas nao estao oferecendo descontos para pagamentos a vista, pago no máximo das prestações possíveis – assim meu dinheiro rende nos investimentos e, portanto, os 100 reais sao troco).
E assim vai. Enquanto não me oferecerem produtos e serviços atraentes a valores competitivos, não pago.