Na CES, em janeiro, a Panasonic apresentou um protótipo inovador para o mercado, um tablet de 20 polegadas e com resolução 4K que rodava o Windows 8, chamado Toughpad 4K. Este novo tablet da Panasonic custará 5.999 $ quando chegar aos EUA, em janeiro do ano que vem. A Panasonic esclarece que o este tablet é voltado à profissionais na área da arquitetura, saúde, design, fotografia e produção de vídeo.
O protótipo do Toughpad 4K não era muito convincente…
Com uma resolução de 3840 x 2560 pixels, (quatro vezes maior que a resolução Full HD), para que o tablet rode com essa resolução, seriam necessárias altas especificações de hardware, o contrário do que vimos no protótipo do gadget, que contava com constantes travamentos no Windows 8.
Com o passar do tempo, a Panasonic melhorou consideravelmente o Toughpad 4K
Mas com o tempo, o tablet ganhou uma nova cara com seu processador Intel Core i5 de terceira geração, uma placa gráfica NVIDIA GeForce 745M, 8GB de memória RAM e um SSD de 256GB, saída HDMI, três portas USB 3.0 e um leitor de cartões SD. O ponto negativo foi, sem dúvida a bateria, que não dura mais de 2 horas de utilização.
O tablet tem todo o seu corpo revestido com uma liga de magnésio e pode aguentar pequenas quedas, de até 76 cm. Este novo tablet pesa 2,4 kg e tem uma espessura de apenas 1,24 cm.
Para proporcionar uma maior precisão na sua tela de 20 polegadas, será comercializada separadamente uma caneta Stylus, e um suporte para encaixar o tablet, ainda não há preços oficiais dos acessórios, apesa disso, a caneta deverá custar por volta de 280 € na Europa.
Também na Europa, será comercializado pela Panasonic, um modelo do Toughpad 4K com especificações mais modestas. Esse modelo mais modesto, terá 4GB de RAM, um SSD de 128GB e custará 4.500 €.